09 dezembro 2022

AS ALDRABICES DO POLÍGRAFO DA SIC

Nota prévia: caso fosse interessante haver uma discussão tecnicamente sustentada a respeito do que se segue, ela incidiria sobre em que consiste, como se calcula, e o que significa o coeficiente que ajusta a paridade do poder de compra (ppc) ao cálculo do indicador do PIB per capita. Creio que também vale a pena compreender quais os cuidados e as limitações que se devem ter na utilização desse indicador ajustado quando, como abaixo, utilizado para outros cálculos. Para o leitor que esteja interessado, aí sugiro-lhe a leitura (em inglês) desta página do insuspeito Banco Mundial: PPP Calculation and Estimation, para que compreenda melhor a diferença de significado entre o PIB per capita original, e este ajustado que é usado mais abaixo (PIB per capita ajustado pelo PPC).
Há coisa de umas semanas, o Expresso publicou o artigo acima, anunciando para 2024 a ultrapassagem de Portugal pela Roménia em termos do indicador «PIB per capita». Só em subtítulo, e em letra muito mais pequena, se esclarecia tratar-se do «PIB per capita em paridade do poder de compra». Melhor do que isso, e porque o tema se transformou rapidamente em arma de arremesso político e de objecto de contestação e controvérsia, o Polígrafo da SIC que, não por acaso, faz parte do mesmo grupo informativo, apareceu posteriormente a validar por verdadeiro o artigo do Expresso...
Ora isto parece-me uma controvérsia que não tem qualquer razão de ser e só teve razão para existir por causa da ignorância dos envolvidos. Ele há um indicador designado por PIB per capita. Para efeito de certas comparações internacionais ele é corrigido por um coeficiente - o tal ppc - que o inflaciona ou deflaciona. Ora no caso do artigo do Expresso não há qualquer razão para aplicar o coeficiente, já que o artigo até começa pela palavra Riqueza. Ora em termos dessa riqueza, e consultando qualquer página que se dedique a isso (abaixo, é a da Trading Economics - Portugal e Roménia), é possível constatar o óbvio (e o disparate...): o PIB per capita de Portugal estimado para 2023 é de 25.200 USD, o mesmo PIB per capita da Roménia para 2023 é de 12.200 USD (metade!) Parece-me eloquente. Não propriamente sobre o que concluir da controvérsia, que essa foi disputada entre quem não percebe nada da diferença entre aqueles dois indicadores macroeconómicos (PIB per capita e PIB per capita ajustado pelo PPC), mas sobre para que serve o Polígrafo da SIC.

Sem comentários:

Enviar um comentário