14 maio 2024

SUGESTÕES PARA MELHORAR O ESPECTÁCULO DA POLÍTICA ESPECTÁCULO

Para quem estivesse estado distraído, ou não ligue a essas coisas, ontem houve um debate com quatro cabeças-de-lista às próximas eleições europeias. O debate em si terá sido o menos importante, o que foi bom foi o que se seguiu, colecções de comentadores a darem notas aos intervenientes (acima). Parece-me ridículo mas, se for para levar a política espectáculo às suas possibilidades máximas, a minha sugestão é que as televisões e os jornais alarguem as possibilidades de votação e de notificação aos espectadores e leitores, assim como já se faz noutros certames - ainda no fim de semana passado foi o festival da eurovisão (abaixo). Melhor: as votações do público podem incidir não apenas sobre os políticos como também sobre os comentadores que, depois de darem notas aos políticos, ver-se-iam na situação de as receber por sua vez do público - talvez os tornasse mais modestos nos julgamentos...
Enfim, acredito que, bem explorado, este processo do televoto produzirá muito maior animação à volta do acontecimento central sem que seja necessário assistir a ele - o debate propriamente dito. Afinal, conheço muita gente que me confessa que se dispensa de ouvir as canções do festival (de que normalmente não gosta...), o que lhe interessa é seguir depois as votações. E aqui a coisa assemelha-se: ninguém está interessado naquilo que o Bugalho ou a Temido tenham para dizer, já que foi previamente ensaiado, a animação começa depois de eles saírem de cena. Agora, imaginem a animação suplementar que umas chamadinhas de valor acrescentado poderiam dar ao espectáculo! Rematemos com um exemplo: se for agora eu a dar notas aos que deram notas, arrisco-me a considerar que esta classificação final abaixo dos comentadores do Expresso (Martim Silva, Paula Santos, Paulo Baldaia e Pedro Cordeiro) foi a mais estúpida de todas as classificações que vi até agora.
PS - Agora a sério e a propósito daquilo que pode acontecer em televisão se ela verdadeiramente se democratizar em prol do que serão os desejos da audiência, lembrei-me deste poste que aqui publiquei vai para cinco anos: «Eis o que queremos que você pense»

1 comentário:

  1. Eu gosto muito dessa ideia do sistema eurovisao de votacao aplicado aos debates. Teehee!

    ResponderEliminar