17 outubro 2016

OS DIAS DA HISTÓRIA

Todos os dias são dias da história e estes são bem evocados e de uma maneira rápida: em menos de quatro minutos. Apesar de passarem numa emissora discreta (Antena 2), não deixa de ser possível ouvi-los de outras maneiras como, por exemplo, aqui. Hoje fala-se do discurso proferido por Costa Gomes na Assembleia Geral da ONU há 42 anos. Para além do que se disse, haveria muito mais para dizer, nomeadamente sobre a descolonização que ali foi anunciada, mas... não se disse e isso será um dos bons segredos - a sobriedade - do programa de Paulo Pinto.

3 comentários:

  1. obrigado pelo post.
    Paulo Pinto

    ResponderEliminar
  2. Ora essa. Continuo a acompanhar com muito interesse, imaginando o trabalho que dará, e lamentando-me, em casos muito pontuais, que a relação do ouvinte com o autor - consigo - não pudesse ser mais dinâmica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, a fronteira entre dizer o essencial e proferir banalidades é muito ténue. O desafio mais interessante é muitas vezes a própria escolha da efeméride, mais do que se diz sobre ela. No caso presente, ficou por mencionar a tensão da escolha entre o modelo único de descolonização ou o "procurar para cada território a solução mais adequada à garantia da génese feliz de uma nova Pátria", como foi dito na Assembleia Geral da ONU. Mas isso obrigaria a mais uns minutos de explicação. Também gostava de ter feedback, mas não estou bem a ver a forma mais conveniente, a não ser, talvez, comentários na própria página.
      PP

      Eliminar