02 julho 2020

ELE HÁ HISTÓRIAS QUE TÊM MUITO MAIS PIADA QUANDO AS COMPARAMOS COM A HISTÓRIA


A Convenção Nacional onde se escolheram os candidatos dos republicanos às eleições presidenciais de 1936 teve lugar em Cleveland Ohio entre 9 e 12 de Junho. O candidato a presidente escolhido foi o governador do Kansas, Alfred Landon (1887-1987) e o candidato a vice-presidente Frank Knox (1874-1944), o publisher e co-proprietário do Chicago Daily News*. Agora, imaginemos que nestas cenas (sempre entusiasmadas) do vídeo acima, tínhamos ocasião de identificar o Dr. Goebbels e mais um ou outro dignitário nazi (ou umas caras menos conhecidas dos fascistas italianos) no meio daquela multidão que preenche a sala da convenção... Não há dúvida que se nota, com Donald Trump e com quem o rodeia, como os republicanos têm feito bastantes progressos na sua compreensão das subtilezas da política europeia, a ponto de apostarem na postura ideológica como também no futuro político promissor de André Ventura (abaixo). Alfred Landon apanhou uma tareia eleitoral: nem chegou a ganhar no próprio estado onde era governador, mas essa é toda uma outra história.
* Isto acontecia porque, imagine-se!, os jornalistas/políticos se assumiam e até se dispunham a ir a votos, coisa que não estamos a imaginar José Manuel Fernandes, publisher e co-proprietário do actual Observador a fazer, pois não?...

2 comentários:

  1. É inacreditável. Os EUA Conseguem superar-se todos os dias.

    ResponderEliminar
  2. Se calhar nem todos os Estados Unidos, mas pelo menos os que agora dirigem o partido republicano, que parecem ter-se esquecido por que causa combateram, e sobretudo contra QUEM combateram, quando os americanos (aí sim, todos) estiveram há 75 anos na Europa.

    ResponderEliminar