19 julho 2020

A ABERTURA DOS JOGOS OLÍMPICOS DE MOSCOVO

19 de Julho de 1980. A transmissão das cerimónias de abertura dos Jogos Olímpicos de Moscovo em 1980 apanhou-me de cama, doente. Vi-as deitado. Antecipadamente, os jornais haviam publicado o horário das transmissões televisivas (abaixo). Para os leitores mais novos, convém explicar que nessa época nem sempre as transmissões podiam ser recebidas a cores, no caso em que os programas eram oriundos de países que não possuíam sistemas de televisão idênticos ao nosso - como era o caso da União Soviética. Assim, a cerimónia inaugural dos Jogos foi vista a preto e branco em Portugal, o que retirou decerto algum impacto ao que se pôde ver, como acima, aliás, se percebe perfeitamente. O que os jornais não haviam preparado devidamente os telespectadores era para o problema dos quadros informativos estarem redigidos no alfabeto cirílico, os que os tornava incompreensíveis aos ocidentais (mais abaixo).

3 comentários:

  1. O quadro respeita às provas masculinas de tiro com arco - https://en.wikipedia.org/wiki/Archery_at_the_1980_Summer_Olympics_%E2%80%93_Men%27s_individual

    ResponderEliminar
  2. Eu ainda hoje consigo ler o quadro. Devagarinho, mas, mesmo sem ajuda, consigo dizer que a classificação é encabeçada pelo finlandês Poikolainen, depois o soviético Isachenko, o italiano Ferrari, etc. O que aqui recordei foi que tive que fazer um «crash course» aprenda-você-mesmo para perceber o que estava a acontecer, já que os comentadores televisivos normalmente, com algumas honrosas excepções, nos directos eram uma desgraça.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também consigo ler o cirílico... devagarinho. :-)

      Eliminar