A 2 de Março de 1962 (cumprem-se hoje precisamente 60 anos), o basquetebolista norte-americano Wilt Chamberlain (1936-1999), jogando pela equipa de Philadelphia, estabeleceu um record - ainda hoje vigente - de marcar 100 pontos numa só partida da NBA. Tratou-se simbolicamente do despontar de uma nova era no basquetebol, que se havia tornado profissional desde o principio da década de 1950, envolvendo a descoberta da vantagem das torres e também a integração dos jogadores negros (Wilt media 2,16 metros e tinha ascendência afro-americana). Um estilo de basquetebol que contribuiu para popularizar a modalidade, mas que hoje já desapareceu, que se concentrava no ataque mas sem quaisquer preocupações defensivas: Philadelphia venceu o jogo contra os Knicks de New York pelo resultado (hoje estranhíssimo naquela competição) de 169-147.
Exatamente com as mesmas características (no defense) o All Star game deste ano teve o espantoso resultado de 182-192 para a seleção de Oeste com Anthony Davies a marcar 52 pontos e a ser eleito o MVP da partida.
ResponderEliminarFantástico como diria o professor Barroca.
Um estilo de basquetebol [...] que se concentrava no ataque mas sem quaisquer preocupações defensivas
ResponderEliminarUma vez o meu pai disse-me que dantes o andebol também se jogava dessa forma, com os jogadores sempre a ocupar o campo todo e sem fazerem bloco defensivo quando o adversário tinha a bola em seu poder.
Creio que em geral em todos os desportos se evoluiu no sentido de dar cada vez mais atenção à defesa em detrimento do ataque. No futebol isso também é claro. Se o Eusébio jogasse hoje poucos golos faria.