01 abril 2016

AS PRIMEIRAS NOTÍCIAS VIA SATÉLITE

Há precisamente 26 anos desencadeou-se um motim na prisão inglesa de Strangeways. A notícia só se me tornou importante por causa das circunstâncias novas como então a acompanhei. Tornara-se moda que os prédios se dotassem de uma antena parabólica para captarem canais via satélite. Assim também acontecera com aquele onde morava. Havia uma reduzida escolha de canais que fora objecto de uma profunda discussão na assembleia de condóminos. Havia uns canais alemães que tinham uma saída desproporcionada para o número de falantes de alemão em Portugal... mas isso são outras histórias, já aqui contadas. Um dos canais escolhidos por razoável consenso fora o Sky News, o meu primeiro contacto com os canais de informação de âmbito global. E os riots em Strangeways foram a minha prova de fogo das minhas dúvidas sobre a forma como me desembaraçaria a entender um telejornal britânico. O teste foi positivo, apesar do sotaque de Manchester dos intervenientes nos directos. Foi só alguns dias depois que essa minha confiança recém-adquirida veio a ser destruída com um punhado de entrevistas realizadas no Ulster...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.