22 abril 2022

A QUEDA DA FORTALEZA DE ORMUZ

22 de Abril de 1622. Ormuz é uma ilha que domina o estreito a que empresta o nome, à entrada do Golfo Pérsico, no Oceano Índico. Entre 1515 e 1622 esteve sob controle dos portugueses que ali construíram um imponente castelo que dominava o tráfego marítimo que entrava e saía do golfo. A guarnição do castelo era portuguesa - especialmente as patentes mais elevadas - mas a população era quase totalmente local - árabe ou persa. E há precisamente quatrocentos anos - reinava em Portugal um dos Filipes espanhóis - o castelo foi conquistado depois de um cerco montado por navios ingleses mas com o emprego de infantaria persa. Ninguém por cá se lembra da data. Depois do exagero que foi a insistência nas glórias passadas no ensino da História no período do Estado Novo, agora caímos no extremo oposto de não dedicar qualquer atenção à importância que já tivemos noutras paragens do mundo.

4 comentários:

  1. Ormuz não é a ilha grande que está rodeada pelo círculo branco no mapa que ilustra este post. Ormuz é a ilha muito pequena situada fora, mas perto da borda, do círculo no seu extremo les-nordeste. Ormuz é pouco maior do que a ilha do Corvo, é aproximadamente circular com diâmetro de 7 quilómetros.

    ResponderEliminar
  2. Na verdade meu caro A .Teixeira, eu acho incríveis como uma nação com um território nacional médio para os padrões europeus e com mais ou menos 1 milhão de habitantes como Portugal consegui feitos tão incríveis, realmente é quase surreal se paramos para pensar.

    ResponderEliminar
  3. Também nesse dia há exatos 522 anos, os portugueses desebarcavam na terra de Santa Cruz, que viria a ser conhecida no futuro como Brasil, e provavelmente hoje existam mais pessoas descendentes de portugueses no Brasil doque o número de habitantes de Portugal, parabéns Brasil hoje e seu aniversário 🎂

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.