08 abril 2022

A CRÓNICA MUNDANA DA VIAGEM INAUGURAL DO PAQUETE «VERA CRUZ»

8 de Abril de 1952. Numa crónica extensa, mas ligeira, o Diário de Lisboa dá conta do que não acontece a bordo do paquete Vera Cruz nas primeiras duas semanas da sua viagem inaugural para o Brasil. Num estilo que actualmente reconheceríamos em revistas de mundanidades como a Caras ou a Gente, o jornalista destacado para o cruzeiro (Norberto Lopes) vai dando conta, não do que aconteceu (já que não aconteceu nada), mas de quem lá está: «Caras conhecidas do Chiado», caras essas que hoje ninguém fará a mínima ideia de quem foram, apenas com uma meia dúzia de excepções: Aquilino Ribeiro e os açorianos Vitorino Nemésio e Natália Correia (escritores), Hermínia Silva (fadista), Orlando Ribeiro (geógrafo) ou o venerando - 83 anos! - almirante Gago Coutinho que vemos na fotografia abaixo* na ponte do Vera Cruz, acompanhado do armador e do capitão do navio. Em contraste, perdeu-se a memória da «distinção natural» da D. Hermínia Cantilo de Faria, «embaixatriz de Portugal no Brasil», do «perfil florentino» da viscondessa de Botelho, d«a linda cabeça romântica» da sra. de Amador e Pinho, d«a exuberância verbal (de uma metralhadora)» do ex-ministro Daniel Barbosa ou d«o aprumo marialva» de D. Diogo Francisco d'Affonseca Passanha.
* extraída do livro paquetes portugueses de Luís Miguel Correia.

1 comentário:

  1. Aquilino Ribeiro e os açorianos Vitorino Nemésio e Natália Correia (escritores), Hermínia Silva (fadista), Orlando Ribeiro (geógrafo)

    !!!

    O que é que essa gente toda tinha a fazer no Brasil? Para que iam para lá? I wonder...

    (Nesse ano já o meu avô paterno tinha regressado do Brasil, onde tinha permanecido 22 anos como emigrante, a ganhar a dura vida. Voltou de lá mais ou menos tão pobre como foi, após ter perdido, com a reforma do marco alemão, todas as poupanças que tinha acumulado em marcos.)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.