11 novembro 2023

O DESFILE DE OYONNAX

(Republicação)
11 de Novembro de 1943. Na vila francesa de Oyonnax, no Leste do país, junto à fronteira suíça, tem lugar um desfile e uma cerimónia evocativa dos 25 anos do Armistício. É um gesto único em toda a França ocupada, já que tanto as autoridades alemãs (previsivelmente) como as de Vichy (menos...) haviam proibido qualquer comemoração. Mas o responsável local da Resistência, o capitão Henri Romans-Petit anteviu no vazio simbólico legado pelas autoridades oficiais e nas condições únicas dos resistentes clandestinos na cordilheira do Jura, para os fazer descer à vila e, aproveitando-se de várias cumplicidades, organizar uma cerimónia que, apesar de arriscada, só poderia conferir prestígio aos seus promotores. Uma força inicialmente estimada em uma centena de resistentes armados (o número de participantes aumentou substancialmente depois da libertação...) desfilou pelas ruas da vila indo...
...depois depor uma coroa de flores em forma de cruz da Lorena no Monumento aos Mortos da Grande Guerra. Na coroa de flores, uma tarja onde se lia: «Os vencedores de amanhã aos de 14/18». Mas, mais importante que a realização do desfile foi a publicitação de que ele existira, para mais quando em contraste com o comportamento envergonhado das autoridades de Vichy a respeito da data. Daí a existência da reportagem fotográfica de onde se reproduzem estas duas fotografias, embora o gesto fosse pouco recomendável, por causa da eventual identificação dos participantes pela Milícia e pela Gestapo. Depois da libertação, o desfile passou a ser também comemorado, como uma comemoração em cima de outra comemoração (a do Armistício). No vídeo abaixo vêem-se as imagens do seu 40º aniversário (1983) com a presença do (então) presidente François Mitterrand.

2 comentários:

  1. Este desfile foi aproveitado para a narrativa da série sobre a ocupação alemã Un Village Français. Confesso que quando vi a série julguei que tinha sido um devaneio dos argumentistas que tinham querido exacerbar o papel da resistência por oposição ao papel do regime de Vichy . Afinal, estava enganado.

    ResponderEliminar
  2. Tenho pena de não ter acompanhado a série quando passou na RTP2. Ainda vi alguns episódios mas, quando dei por ela, já ela evoluíra demasiado para valesse a pena tentar apanhar as histórias.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.