(Republicação)
Até 1944, a História do Século XX já havia demonstrado como as operações anfíbias, em que se procura desembarcar de surpresa em território inimigo podem ser propensas a correrem mal. As condições naturais favorecem os defensores em terra, permitindo-lhes movimentar homens e meios a um ritmo superior ao dos desembarques dos atacantes. Os britânicos já haviam descoberto isso em Abril de 1915, em Galipoli, na Turquia, e haviam-no relembrado em Agosto de 1942, em Dieppe, na França.
Foi muito gradualmente, que os dois Aliados Ocidentais começaram a adquirir a sua experiência prática: primeiro, apenas contra os franceses de Vichy, no Norte de África, em Novembro de 1942, depois já contra inimigos mais empenhados (italianos e alemães), na Sicília, em Julho de 1943. Em qualquer destas duas Operações (Torch e Husky) a taxa e a variedade dos incidentes registados mostrou-se ser tal que obrigou os planeadores a uma organização cada vez mais rigorosa deste tipo de operações.
A abertura de uma Frente na Europa Ocidental teria que ser feita da mesma forma, começando por uma grande Operação anfíbia que veio a ser conhecida pelo nome de Overlord. Como a maioria das tropas que iriam participar nessa Operação eram ainda inexperientes, foram conduzidos enormes exercícios prévios, simulando, tanto quanto era possível, nas praias arenosas do Sul de Inglaterra e da Cornualha (abaixo), as condições que os soldados poderiam encontrar ao desembarcar.
Um dos maiores riscos associados à realização desses exercícios consistia na proximidade das costas francesas e na possibilidade associada que as unidades navais alemãs se fizessem convidar inesperadamente para participarem no exercício, transformando-o numa situação de guerra real. E foi isso precisamente o que aconteceu a 28 de Abril de 1944 (há precisamente 80 anos), quando uma flotilha de lanchas rápidas alemãs (como a apresentada abaixo) atacou um comboio de lanchas de desembarque em exercícios.
Duas lanchas foram incendiadas e uma terceira torpedeada pelas lanchas rápidas alemãs antes que o contra-ataque dos navios de escoltas as afastasse. Uma das lanchas de desembarque afundou-se e uma das que se incendiou teve que ser abandonada. Aquele incidente provocou 640 mortos, a maioria dos quais afogados apesar de quase todos envergarem coletes de salvação. Não se antecipara a existência de meios de salvamento que retirassem tantos homens da água antes que a hipotermia os matasse.
Foi mais uma das lições aprendidas antes da realização da Operação Overlord a 6 de Junho de 1944: as colunas de lanchas de desembarque foram acompanhadas de pequenos navios de salvamento para a eventualidade de uma delas se afundar. Nesse dia, os militares norte-americanos que estiveram envolvidos neste incidente em Slapton Sands vieram a desembarcar na praia baptizada de Utah Beach onde sofreram cerca de 200 baixas, menos de um terço do que lhes haviam custado os exercícios…
A abertura de uma Frente na Europa Ocidental teria que ser feita da mesma forma, começando por uma grande Operação anfíbia que veio a ser conhecida pelo nome de Overlord. Como a maioria das tropas que iriam participar nessa Operação eram ainda inexperientes, foram conduzidos enormes exercícios prévios, simulando, tanto quanto era possível, nas praias arenosas do Sul de Inglaterra e da Cornualha (abaixo), as condições que os soldados poderiam encontrar ao desembarcar.
Um dos maiores riscos associados à realização desses exercícios consistia na proximidade das costas francesas e na possibilidade associada que as unidades navais alemãs se fizessem convidar inesperadamente para participarem no exercício, transformando-o numa situação de guerra real. E foi isso precisamente o que aconteceu a 28 de Abril de 1944 (há precisamente 80 anos), quando uma flotilha de lanchas rápidas alemãs (como a apresentada abaixo) atacou um comboio de lanchas de desembarque em exercícios.
Duas lanchas foram incendiadas e uma terceira torpedeada pelas lanchas rápidas alemãs antes que o contra-ataque dos navios de escoltas as afastasse. Uma das lanchas de desembarque afundou-se e uma das que se incendiou teve que ser abandonada. Aquele incidente provocou 640 mortos, a maioria dos quais afogados apesar de quase todos envergarem coletes de salvação. Não se antecipara a existência de meios de salvamento que retirassem tantos homens da água antes que a hipotermia os matasse.
Foi mais uma das lições aprendidas antes da realização da Operação Overlord a 6 de Junho de 1944: as colunas de lanchas de desembarque foram acompanhadas de pequenos navios de salvamento para a eventualidade de uma delas se afundar. Nesse dia, os militares norte-americanos que estiveram envolvidos neste incidente em Slapton Sands vieram a desembarcar na praia baptizada de Utah Beach onde sofreram cerca de 200 baixas, menos de um terço do que lhes haviam custado os exercícios…
Mais um episódio que desconhecia!
ResponderEliminarMuito me ensina este "blog"...
Um exercício que provoca 640 mortos é trabalho de profissionais altamente qualificados...
Só faltou, creio, o "fogo amigo" para acabar com os intervenientes!
É bem verdade, o que por aqui vou aprendendo.
ResponderEliminarObrigado pelos vossos comentários.
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