27 agosto 2020

UM CONTEXTO PARA SETE DISPAROS

Esta é uma das fotografias mais famosas da Guerra do Vietname. Há uma história por detrás dela - um contexto. Já aqui contei essa história, ainda que resumidamente, no Herdeiro de Aécio. Mas a grande maioria das pessoas, mesmo que conheçam a fotografia, não estão interessadas nessa história, nesse tal de contexto. Até o autor da fotografia, o fotógrafo Eddie Adams, só terá vindo a conhecer o contexto muito anos depois, já a fotografia correra mundo e fora premiada. Para além da fotografia há um filme dos instantes que precedem o momento da foto (abaixo).
É muito menos conhecido que a fotografia e percebe-se porquê, limita-se a reproduzir de forma animada a mesma execução sumária do civil vietnamita, batido, descalço, sem acrescentar valor e perdendo-se, ainda por cima, o valor da síntese artística. Os vídeos podem ser assim: obtusos. O que nos trás a conversa até aonde a quero, a um outro vídeo que agora corre mundo, o de um transeunte americano, negro, que é alvejado com sete disparos nas costas quando se aprestava para entrar no seu carro. Logo sete, o número dos mentirosos, mas estes tiros até se conseguem contar...
Há quem tente esmiuçar o que se terá passado até àquele desfecho (caso da BBC), para perceber o tal de contexto. Há quem nem precise de o conhecer, ao contexto, e tente fazer perguntas moldadas por forma a desculpabilizar de antemão e implicitamente a polícia, como o faz o senador Lindsey Graham. Mas a opinião pública americana, mesmo que já não seja da mesma ingenuidade que possuía em 1968, continua a ser de uma superficialidade chã, na forma como aceita o que lhe é apresentado no ecrã. Se calhar, e porque agora os acontecimentos são dentro de portas, não dará é tanto jeito aos poderes estabelecidos, como acontecia enquanto as coisas eram lá no Vietname...

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