10 agosto 2020

A ASSINATURA DO TRATADO DE SÈVRES

10 de Agosto de 1920. Depois da Alemanha, da Áustria, da Bulgária e da Hungria, a Turquia é o último dos vencidos da Grande Guerra a assinar o devido tratado de paz. Mais uma vez, o local escolhido foi a França e os arredores de Paris. Também a aceitação deste tratado será disputada internamente entre duas facções políticas no país vencido. A diferença do caso turco para com os restantes é que aqueles que na Turquia se opõem à aceitação das cláusulas do Tratado prevalecerão, e os Aliados já não disporão, nem de capacidade militar, nem de força política anímica suficiente, para impor no terreno as condições que haviam imposto à mesa das negociações. O Tratado de Sèvres, cujo impacto em termos de redefinição das fronteiras turcas seria o que se pode apreciar na parte de cima da imagem abaixo, será letra morta. As fronteiras da Turquia que prevalecerão serão as definidas pelo Tratado de Lausanne (na Suíça...), assinado em 1923 entre os mesmos Aliados vencedores mas onde a Turquia já aparece representada pelos republicanos de Mustafá Kemal. Para conseguir condições tão mais vantajosas, Kemal teve que derrotar uma invasão grega, apoiada pelos britânicos, mas isso é uma história que contaremos de uma outra vez.

1 comentário:

  1. Curiosamente, durante as negociações de paz no ano anterior em Paris, a delegação dos otomanos contava com a presença de Ali Kemal, então ministro do interior. Para além das suas posições pró-britânicas, Ali Kemal é bisavô de Boris Johnson.

    O desfecho triste que Ali Kemal teve nas mãos dos partidários de Mustafá Kemal não devem seguramente ajudar Boris a ter uma relação cordial com o seu homólogo Erdogan.

    ResponderEliminar