* Vontade de Estar Bem Calado - Trocadilho à divisa da Marinha portuguesa «Talant de Bien Faire» (Vontade de Bem Fazer).
Há três semanas, publiquei no Herdeiro de Aécio um poste cumprimentando a Marinha portuguesa por ter montado uma operação especial de relações públicas em que conseguiu dar a volta a um episódio de insubordinação da tripulação de um navio (porque esta última considerara que esse navio não estaria em condições aceitáveis de navegação), transformando-o, aos olhos da opinião pública, num capricho politicamente orientado dos cabecilhas dessa mesma tripulação. Depois apareceu o almirante Gouveia e Melo a querer cavalgar a onda, repreendendo ostensivamente os cabecilhas e estragou tudo.
Estragou tudo porque, como seria de desconfiar, os amotinados do NRP Mondego não tinham razão na forma, mas tê-la-iam no fundo, quanto ao deplorável grau de manutenção do material. Não fosse assim e não teria havido cabimento para a promoção daquele episódio em que o primeiro-ministro descativa generosamente verbas para a manutenção dos navios de guerra em mau estado. E depois, seria uma questão de tempo que aquilo que seria previsível que acontecesse, viesse a acontecer: o mesmo NRP Mondego - que está agora sobre a atenção mediática - tornou a avariar...
Foi já há uma semana (27 de Março), e os serviços de relações públicas da Marinha permaneceram mudos e quedos até ontem (3 de Abril) ao fim da tarde (18:31). A explicação para o que aconteceu é: «...a causa da paragem súbita de quatro motores diesel, dois geradores eléctricos e dois propulsores, resultou de baixos níveis de combustível no tanque de serviço que alimenta os respectivos motores e geradores.» Depois de se repor o combustível em falta, está tudo bem. Demorou toda uma semana a explicar o que acontecera, porque o que aconteceu deve ser deveras complicado.
Quem não passou já pelo mesmo, e teve que ir com um jerrican à bomba para encher o depósito do carro?...
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