20 outubro 2021

PORQUE É QUE HÁ CERTAS NOTÍCIAS QUE NÃO SÃO NOTICIADAS?

Comece-se por explicar que o primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, esteve ontem de visita ao parlamento europeu, em Bruxelas. Onde foi ostensivamente maltratado. Não apenas pelos parlamentares europeus, mas também pelos membros da comissão, a começar pela sua presidente Ursula von der Leyden. O governo polaco está entalado entre as suas (naturais) pretensões de soberania, a sanção de Bruxelas de não lhes conceder os fundos comunitários e uma opinião pública polaca que, ao contrário da britânica, se mostra esmagadoramente a favor da permanência na União Europeia (17% a favor da saída contra 62% a favor da manutenção). Mas chega de falar do que é importante. Falemos do que é noticiável, nomeadamente o episódio que aparece no vídeo acima, que foi protagonizado pelo próprio Mateusz Morawiecki e pelo eurodeputado português Pedro Silva Pereira, naquela ocasião a presidir aos trabalhos parlamentares enquanto o polaco discursava. Apesar de não ter encontrado nenhuma versão em português, o episódio conta-se em poucas linhas: o 1º ministro polaco estava a prolongar o seu discurso, o  presidente em exercício da câmara já o havia instado por mais do que uma vez a terminá-lo, o orador queixou-se da insistência, dizendo que estava a cumprir o que fora combinado, um discurso de 30 a 35 minutos, ao que o português replicou que não confirmava aquela afirmação (ou seja, o polaco estava a mentir*). A cena foi rematada pelo pedido do polaco: «Não me interrompa, por favor». O eurodeputado socialista português no entanto, reservou para si uma punchline depois do 1º ministro polaco ter terminado o seu discurso: depois de enfatizar que procedera com a maior tolerância para com a ultrapassagem do tempo concedido, alertou que o respeito demonstrado pelo tempo concedido também era uma medida do respeito demonstrado pelo 1º ministro polaco para com aquela casa da democracia europeia. Ora se, quando do futebol internacional, é notícia de destaque um golo de um dos jogadores portugueses a actuar em qualquer dos grandes clubes por essa Europa fora, é com grande estranheza que não vejo este golo europeu de Pedro Silva Pereira a ser destacado pelos noticiários nacionais, para mais quando se trata de um eurodeputado socialista. Será porque, mesmo tratando-se de um socialista, não interessa dar-lhe destaque mediático por se tratar de um socratista?...

* Os serviços fizeram depois saber que o que ficara acordado era que von der Leyden e Morawiecki fariam os dois, por essa ordem, uma curta intervenção de cinco minutos ao parlamento. De facto, a intervenção da presidente da comissão durou cerca de dez minutos; a do 1º ministro polaco trinta e três minutos (e a notificação do presidente Pedro Silva Pereira, que aparece acima, ocorreu quando já haviam passado 27 minutos de discurso)

2 comentários:

  1. É tão certinho que nem dá para apostar.

    ResponderEliminar
  2. É que suponho que nem sequer apareça alguém com quem apostar.

    É certo e sabido: a qualquer ironia que, como aqui, não sirva para que os de uma trincheira a arremessem à outra, ninguém lhe pega.

    ResponderEliminar