15 janeiro 2020

O GOVERNO DOS CINCO MINUTOS

15 de Janeiro de 1920. Naquele que deve ser um dos episódios politicamente mais caricatos da Primeira República, o ministério encabeçado por Francisco Fernandes Costa (é dele a cara da cabeça meteórica do cartoon acima) nem chega a tomar posse. Segundo as crónicas, uma manifestação de activistas conotados com o Partido Democrático (oposição) juntou-se no Terreiro do Paço, onde o elenco do proto-governo se reunira previamente antes da cerimónia de posse, e invadiu o edifício numa demonstração de força. A GNR, que estava encarregue de restabelecer a ordem, mas sob as ordens de oficiais com simpatias para com os manifestantes, demitiu-se completamente de o fazer. Assim, quando o presidente do futuro ministério finalmente se conseguiu deslocar ao palácio de Belém, onde o presidente da República o aguardava para a cerimónia de posse, foi para apresentar a demissão do governo que nem o chegara a ser.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Oops... escrevi o comentario no texto errado. Bis para as desculpas... transfira para o texto certo sff.

    ResponderEliminar
  3. Aquilo que eu posso fazer é autorizar e/ou rejeitar comentários. Se quiser que eu rejeite este(s), diga-me que eu faço-o com todo o gosto. Já a sua transferência será preferível ser feita pelo próprio comentador, por si, porque senão apareceria eu a «assiná-lo».

    ResponderEliminar
  4. Apagar. Boa ideia. Quem esta calado geralmente soa mais inteligente. De-me la uma segunda oportunidade para parecer inteligente.

    ResponderEliminar