21 outubro 2012

ZORBA... E OS OUTROS GREGOS


Em 1964, com o filme Zorba, o Grego, ter-se-á criado uma imagem global popular dos gregos, que era personalizada pela figura desenrascada de Zorba, um grego simples e entusiasmado, que dançava uma música tradicional que não tinha tradição alguma, que era representado no filme por um actor de ascendência mexicana que era por sua vez dirigido por um realizador cipriota.
As filmagens tiveram lugar na ilha de Creta e, por coincidência, nessa mesma ilha e nesse mesmo ano, podem-se apreciar estas outras imagens dessa mesma população local, como estas três velhas cretenses então fotografadas por Irving Penn, num registo diferente ao do lugar-comum das pessoas retrogradamente acolhedoras em paisagens turisticamente encantadoras.
Os gregos podem não se adequar ao formato bilhete postal: anos depois (1968) aprecie-se mais outra fotografia (de Ron Galella) de um outro grego famoso, Aristóteles Onassis. Ao contrário de Zorba, Onassis não era simples nem simpático, e a fotografia que o mostra como o Monstro que acompanha a Bela, não parece perdoar a um grego a ousadia do seu casamento com a viúva de John Kennedy.

Sem comentários:

Enviar um comentário