22 outubro 2012

O DUKW DO PAI DO GREGÓRIO

DUKW é a designação técnica de um camião anfíbio de concepção norte-americana colocado ao serviço pelas suas forças armadas durante a Segunda Guerra Mundial (acima). A elaboração técnica que levou à denominação DUKW bem depressa foi simplificada pelos utilizadores para duck – a palavra inglesa para pato – que se mostrou mais do que mais adequada: foi um nome de sucesso que se percebia correspondente à funcionalidade do veículo.
Foram construídos mais de 20.000 ao longo da Guerra, além de vários outros milhares de cópias produzidas pelos soviéticos depois dela. A Ocidente porém sobravam viaturas anfíbias, remanescentes do conflito que acabara de terminar e que agora ninguém queria comprar (apesar de serem pechinchas) por causa dos custos de manutenção (40 a 60 litros/100 km em estrada, o quádruplo disso na água!).
Abstraindo-nos dessa realidade, torna-se muito engraçado ler estes episódios de Gregório, cujo pai era um banal pai de família holandês desses anos, que num impulso de saldos se atreveu a comprar um DUKW com o endosso entusiasmado do filho, viatura que lhe conferia uma outra personalidade, apesar de todas as críticas da vizinhança. E, quando se tem a idade do Gregório, não se dá tudo para ter um pai como aqueles?…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.