14 abril 2010

MUDANÇAS DE 360º


Há uns dias atrás, a propósito de um poste em que descrevi a primeira visita de uma delegação de altos responsáveis militares norte-americanos a um campo de concentração alemão, já numa fase final da Segunda Guerra Mundial, inseri o mapa acima, onde se podem ver a localização dos vários centros daquele horrível sistema prisional (se tiver cabimento designá-lo assim...) gerido pelas SS.
Este outro mapa será possivelmente um pouco menos familiar para o leitor. Nele pode ver-se o Norte da Rússia e a localização dos mais setentrionais (que eram reputadamente os mais inóspitos...) campos de concentração soviéticos, aqueles que mais tarde ficaram a ser conhecidos pela designação genérica de arquipélago de Gulag, um outro sistema prisional horrível, este tutelado pelo NKVD.
Sendo os dois sistemas prisionais igual e tristemente famosos, o que poderá ser surpreendente é que houve campos de concentração que fizeram parte sucessivamente dos dois sistemas prisionais, o alemão e o soviético… Buchenwald (acima) e Sachsenhausen (abaixo), que ficaram na zona de ocupação soviética da Alemanha, transformaram-se em 1945 nos campos especiais nº 2 e nº 7 do NKVD…
A funcionar em prol das autoridades soviéticas e, de acordo com os dados divulgados por elas muitos anos depois (em 1990), os seus campos especiais no Leste da Alemanha - abaixo trata-se de uma fotografia de Sachsenhausen tirada em 1949 - chegaram a albergar um total de 123.000 prisioneiros, dos quais quase 43.000 (ou seja, cerca de ⅓ do total) morreram devido à fome e a doenças...
Nos princípios de 1950 a administração dos campos foi entregue às autoridades da então recém-constituída República Democrática Alemã que se apressaram a esvaziá-los através dum daqueles mega-processos que são um segredo da eficácia da justiças socialistas... De forma expedita (baptizaram-no de Schnellprozesse Waldheim), cerca de 3.500 ex-prisioneiros foram julgados em dois meses - 96,6% foram condenadas a penas de 15 a 25 anos... de prisão.

1 comentário:

  1. Sou completamente apaixonada pelas Ilhas Kerguelen!
    Podemos conversar mais sobre elas e trocar informações?
    Estou iniciando a faculdade de Biologia e seria muito interessante visitar essas pequenas ilhas, que se tornaram um sonho de consumo pra mim!
    Meu e-mail é craudy@gmail.com
    não encontrei seu e-mail por aqui...
    Abraços, do Brasil!

    ResponderEliminar