19 abril 2010

A EUROPA TÉCNICA E A EUROPA IDEOLÓGICA

O dia 25 de Julho de 1909 amanhecera nublado nas costas inglesas da região de Dover. Numa das suas famosas colinas um homem agitava freneticamente uma grande bandeira tricolor, na esperança de ser visto. Do meio do nevoeiro que cobre o mar começava-se a ouvir um barulho estranho, semelhante a uma motocicleta. O homem da bandeira tornou-se mais frenético quando, de repente, quase se pareceu materializar uma frágil geringonça do meio de todo aquele nevoeiro. O piloto (Louis Blériot) viu a bandeira que de terra desesperadamente lhe agitavam, reduziu a potência do motor e fez uma aterragem que mais se assemelhou a uma queda de 20 metros, partindo não só o trem de aterragem como também uma das pás do hélice do avião ao contacto brutal com o solo, enquanto o homem da bandeira corria para auxiliar o piloto gritando entusiasmadamente Vive la France! Não existiram mais nenhumas testemunhas desse momento histórico: tratou-se da primeira travessia aérea do Canal da Mancha.
Convém recordar que este voo internacional teve lugar apenas há uns 100 anos, nesta mesma ocasião em que, por causa da interdição dos voos em parte do espaço aéreo europeu durante os últimos cinco dias, se noticia já que foram cancelados 63 mil voos, afectando mais de 6 milhões de passageiros. O progresso técnico foi precisamente esse... A pretexto da travessia criou-se uma discussão que não era apenas técnica, mas também visionária e sobretudo política sobre o significado e o alcance da proeza de Louis Blériot acabara de cometer. Como acontece sempre nessas circunstâncias, havia os entusiastas e os cépticos. Mas houve certos aspectos daquela discussão que parecem manter-se estranhamente actuais. Tipicamente, no dia seguinte ao da travessia, se do lado do Canal de onde partira o aviador um dos jornais franceses noticiava Blériot atravessou a Mancha! do lado da chegada havia quem constatasse, tristemente, A Inglaterra deixou de ser uma ilha. Ideologicamente, um século pode não ser nada…

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