16 janeiro 2022

A ELEIÇÃO DE VINCENT AURIOL COMO O PRIMEIRO PRESIDENTE DA IV REPÚBLICA FRANCESA

16 de Janeiro de 1947. Eleição (pelo parlamento) do socialista Vincent Auriol como primeiro presidente da IV República francesa. Desde a libertação de França, no Verão de 1944, portanto dois anos e meio antes, que a França nunca tivera um chefe de Estado formalmente empossado (de Gaulle e os seus três sucessores haviam-no sido a título provisório). Apesar de um desejo professo para que isso não voltasse a acontecer, as estruturas políticas delineadas pela Constituição da IV República francesa vão manter as características de instabilidade política que haviam sido típicas durante a III República: obviamente não se sabia então, mas ao longo dos sete anos (1947-54) em que Vincent Auriol ocupará o palácio do Eliseu, suceder-se-ão 18 governos encabeçados por 11 primeiros-ministros diferentes.

2 comentários:

  1. vão manter as características de instabilidade política que haviam sido típicas durante a III República

    Um exemplo de como a instabilidade política da 1ª República portuguesa não foi propriamente uma originalidade, antes correspondeu, em parte, aos padrões da época.

    Ontem li que no reinado de Dom Manuel 2º, que durou dois anos e meio, houve uma meia dúzia (não fixei o número exato) de governos.

    ResponderEliminar





  2. Não se arme em sonso, Lavoura, que eu não lhe permito que ande por caixas de comentários a largar palpites e perguntas aos quais depois não responde quando lhes são devolvidos, como se de cagadas de pombo se tratassem.

    Ontem, deixei-lhe um desafio bem preciso, a propósito de um outro comentário seu, desafio que aqui lhe recordo:

    «Mas se o Lavoura coloca tantas questões porque é que não se torna útil para além de curioso, e vai investigar entre a bibliografia que existe, para poder responder às questões que o próprio Lavoura coloca?

    Como foi que os holandeses souberam antecipadamente da data e hora da operação indonésia? Foi por "Humint"? Foi por "Sigint"?

    E, já que o Lavoura gosta de ir à procura de pormenores supérfluos, espero que nos ajude a descobrir como é que morreu o comodoro Soedarso. Foi atingido pelo fogo dos holandeses? Ou afogou-se?

    E como se chamava o oficial que comandava a flotilha holandesa?»

    Continuo à espera. E se ontem, como diz, estava a ler sobre o reinado de Manuel II, devia ter interrompido essa leitura para descobrir o que aconteceu no tal conflito neerlando-indonésio a respeito da Nova Guiné Ocidental, nomeadamente a respeito das perguntas que levantou.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.