10 novembro 2021

O ENCONTRO ENTRE HENRY STANLEY E DAVID LIVINGSTONE

10 de Novembro de 1871. Terá sido neste dia que se deu o encontro entre Henry Stanley e David Livingstone numa povoação que se situa actualmente na Tanzânia ocidental, próximo do Lago Tanganica. O episódio, que inclui a famosa introdução de Stanley - Doutor Livingstone, presumo? - é muito citado, parodiado (acima), mas, por detrás de toda essa popularidade promovida, torna-se difícil explicar as razões para tal notoriedade. Mesmo não se dispondo de fontes muito completas sobre essas viagens, os exploradores europeus - muitos deles portugueses - já se haviam aventurado e fixado no interior de África muitas décadas, senão mesmo séculos antes. Ironicamente, a região onde se dá o encontro virá a ser atribuída à Alemanha, quando da repartição de África. Este pormenor da história de África nem chega sequer a estar mal contado. Para mim, a popularidade do episódio representa apenas o triunfo do jornalismo: Stanley fora enviado à procura de Livingstone financiado por um jornal americano, o New York Herald e é a reprodução nos países de língua inglesa das suas crónicas que acabou por conferir popularidade à ocasião.

2 comentários:

  1. os exploradores europeus - muitos deles portugueses - já se haviam aventurado e fixado no interior de África muitas décadas, senão mesmo séculos antes

    Séculos certamente - foi o caso de Pêro da Covilhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, mas como comentaria adversativamente o Luís Lavoura a este comentário do mesmo Lavoura: «o caso de Pêro da Covilhã» foi na Etiópia, e Adis Abeba, a capital da Etiópia, fica a 2.700 km de Ujiji, o local deste encontro entre Stanley e Livingstone.

      Eliminar