03 fevereiro 2016

SEJAM BONZINHOS PARA COM OS ANIMAIS (O VALOR DAS IMAGENS 3)

Para os dinamarqueses, os coelhos são animais de companhia. Forma segura de lhes provocar uma expressão de repulsa é pretender aliciá-los com um dos inúmeros pratos de coelho da nossa cozinha tradicional. Nem imagino como é que naquele país se explicará às crianças o que é que o Elmer Fudd anda a fazer nos desenhos animados... Os dinamarqueses passam por gostar muito de animais. Será por isso que não gostam de touradas - que em dinamarquês se designa pela palavra tyrefægtning. Será uma das causas mais importantes dos amigos dos animais local, como se vê pelo seu site numa página enfeitada, como seria de esperar, por um touro ensanguentado. O paradoxo é que descobri eventos tipicamente dinamarqueses que se mostram tão ou mais sangrentos do que uma tourada e que permanecem relativamente desconhecidos do resto do mundo e também afastados das preocupações dos dinamarqueses para com os animais. Há, por exemplo, esta caça tradicional às baleias nas Ilhas Féroe que é aqui ilustrada com algumas fotografias tão cruéis e sangrentas quanto aquelas que costumam ser publicadas para ilustrar touradas quando o tópico lhes é hostil. E, se aquilo que se vê também não é particularmente bonito como um touro ensanguentado no estertor da morte, as justificações canónicas sobre o carácter antigo e antropológico da actividade assemelham-se estranhamente ao que se ouve em defesa das touradas. O que os escandinavos me parecem inexcedíveis, quando em comparação connosco, ibéricos, é na discrição como escondem os seus pontos fracos. Tanto assim, que eles sentem-se com superioridade moral para se pronunciarem sobre as touradas de cá, e por cá ninguém parece ter ânimo para se ir imiscuir - a favor ou contra - a chacina das baleias de lá.

2 comentários:

  1. Deveria saber que nas Ilhas Faroé a população não consegue plantar quase nada, logo eles tem que se alimentar de animais marinhos.

    ResponderEliminar
  2. Percebeu-me mal. Eu por mim sou pela liberdade, ainda que regulamentada. Os dinamarqueses que gozem a sua e nós que gozemos a nossa. O que me aborrece é que os dinamarqueses tenham o desplante e a hipocrisia de se preocupar com a crueldade para com os animais quando é praticada pelos outros e escondam a que é praticada por eles. Como acontece com estas fotografias - que incomodam!

    Para que perceba a diferença entre a doutrina e um mero exemplo, vou-lhe dar outro (exemplo). Sabia que a Dinamarca é o maior produtor mundial de peles de vison? Todos os anos são criados (e abatidos) uns 15 milhões de visons na Dinamarca. Agora vá à pagina dos "amigos dos animais" da Dinamarca (https://bidrag.worldanimalprotection.dk/) e tente encontrar, ao lado da causa dos touros, dos elefantes, dos tigres, a relativa às críticas à produção industrial de animais para enfeites de luxo...

    Agora, arranjar desculpas como a que apresenta para justificar os actos, há-as para todos os gostos. No caso da caça a mamíferos marinhos, os japoneses, por exemplo, têm uma datas delas...

    ResponderEliminar