


O vídeo acima é de uma canção dos Beatles With a Little Help from My Friends (Com Uma Pequena Ajuda Dos Meus Amigos), pertencente ao álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (A Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pepper) de 1967. Por curiosidade, refira-se que a canção (com 2:44 de duração) aparece em segundo lugar nesse álbum e musicalmente ligada à canção inicial, precisamente a que lhe dá o nome. Quanto ao vídeo abaixo é de uma versão dessa mesma canção cantada dois anos depois, no festival de Woodstock por Joe Cocker e tornou-se para mim no símbolo daquelas versões que não acrescentam nada à versão original a não ser tempo (a nova versão demora o dobro da original a ser cantada…) e uma pose excessiva e incompreensivelmente histriónica do intérprete…
*Com uma pequena ajuda dos meus amigos mas sem ajuda nenhuma de Joe Cocker
A culpa é da minha disponibilidade de férias e da consequente aquisição do Expresso, coisa que raramente faço. Ali, na página 8 na terceira coluna da notícia do topo, escreve-nos o aclamado e anteriormente distinguido jornalista Ricardo Costa, enviado da impresa a Angola: Pudera: o PIB da Guiné Equatorial já é superior ao da Itália, apesar de mais de metade da população viver com menos de um dólar por dia. Para os entendidos, perceber-se-á tão bem o que Ricardo Costa quereria dizer, como aquilo que ele confundiu, e pelos vistos ninguém na revisão do artigo se apercebeu a ponto de rectificar.
A verdade é que a Guiné-Equatorial é um país de quase 700 mil habitantes e a Itália um de 60 milhões. O PIB da Itália é cerca de 200 vezes maior que o da Guiné-Equatorial. Ao escrever que o PIB do pequeno país africano seria superior ao italiano, Ricardo Costa deveria querer referir-se à capitação do valor do PIB por habitante, um indicador completamente distinto, mas nem isso é verdade. O PIB per capita em Itália rondou (em 2009) os 35 mil dólares e o da Guiné-Equatorial os 15 mil… Costa já havia aqui sido distinguido por outra Asneira. Merece agora receber uma Barra…
Gostaria que prestassem atenção às imagens do vídeo acima (ou então deste, muito idêntico). Se a canção se intitula Pronúncia do Norte, as imagens que se sucedem são exclusivamente da cidade do Porto, como se, na opinião dos autores dos vídeos, o Porto e o Norte não passassem da mesma coisa... Como se Isabel Silvestre (a vocalista, conjuntamente com Rui Reininho, que por sinal é originária da Beira) tivesse uma pronúncia tipicamente tripeira… Não deixa de ser irónico que, sendo uma das acusações dos paladinos nortenhos a do comportamento sobranceiro dos lisboetas em relação ao resto do país, o que acaba por resultar dos vídeos é uma atitude equivalente dos portuenses em relação ao resto da Grande Região em que se inserem...