24 julho 2010

ASNEIRA & BARRA

Nos países em que a discrição é de bom gosto, é comum que, em vez da prática da multiplicação das condecorações militares atulhando os peitos, se adicione uma barra à medalha no caso do condecorado receber a mesma distinção por mais do que uma vez (abaixo). Assim, em vez de se dizer que o militar recebeu duas medalhas militares, diz-se que ele possui a Medalha Militar & Barra. Todo este prelúdio destina-se a preparar-vos para que, depois da atribuição de um primeiro galardão já chegámos à fase das repetições entre as asneiras mais emblemáticas dos jornalistas mais mediáticos…

A culpa é da minha disponibilidade de férias e da consequente aquisição do Expresso, coisa que raramente faço. Ali, na página 8 na terceira coluna da notícia do topo, escreve-nos o aclamado e anteriormente distinguido jornalista Ricardo Costa, enviado da impresa a Angola: Pudera: o PIB da Guiné Equatorial já é superior ao da Itália, apesar de mais de metade da população viver com menos de um dólar por dia. Para os entendidos, perceber-se-á tão bem o que Ricardo Costa quereria dizer, como aquilo que ele confundiu, e pelos vistos ninguém na revisão do artigo se apercebeu a ponto de rectificar.

A verdade é que a Guiné-Equatorial é um país de quase 700 mil habitantes e a Itália um de 60 milhões. O PIB da Itália é cerca de 200 vezes maior que o da Guiné-Equatorial. Ao escrever que o PIB do pequeno país africano seria superior ao italiano, Ricardo Costa deveria querer referir-se à capitação do valor do PIB por habitante, um indicador completamente distinto, mas nem isso é verdade. O PIB per capita em Itália rondou (em 2009) os 35 mil dólares e o da Guiné-Equatorial os 15 mil… Costa já havia aqui sido distinguido por outra Asneira. Merece agora receber uma Barra

2 comentários:

  1. COMENTÁRIO DE FÉRIAS, NA PREGUIÇA

    01- O FRIZO DOS CINCO "MAGNÍFICOS" "ENCANTA-ME", E REMETA BEM O POST.

    02- QUANTO À "BARRA" DO RICARDO COSTA, PARECE-ME TER HAVIDO PARCIMÓNIA.

    O "BICO" MERECE, SIM, NO MÍNIMO, DOS MÍNIMOS, UMA VINTENA DE "BARRAS".

    BOAS FÉRIAS.

    CORDIAIS E AMISTOSAS SAUDAÇÕES DE

    ACÁCIO LIMA

    ResponderEliminar