18 julho 2010

FOTOGRAFIAS DO PASSADO LONGÍNQUO QUE SE TORNARAM SIGNIFICATIVAS NO PASSADO RECENTE

São coincidências e curiosidades as fotografias em que aparecem reunidos os sucessivos dirigentes de um partido político.
Na primeira, datada de 1989, podemos ver reunidos todos os sucessores (até à actualidade) de Vítor Constâncio no cargo de Secretário-Geral do PS. Da esquerda para a direita: Ferro Rodrigues, José Sócrates (a puxar de um cigarro…), António Guterres (ainda de bigode...) e Jorge Sampaio. Reconhece-se ainda na segunda fila Jorge Lacão (a participar no que parece ser uma intrigalhada…) e, ainda mais longe, Armando Vara e também aquele que foi outra eterna esperança para ocupar esse mesmo cargo de Secretário-Geral do PS, Jaime Gama.
Numa fotografia muito mais institucional e canónica, tirada provavelmente no princípio dos anos noventa durante um comício ou na Festa do Avante e em plano ligeiramente inferior ao dos fotografados conforme a ortodoxia estética, vemos Carlos Carvalhas, já então prometido para sucessor (e ao lado) de Álvaro Cunhal, enquanto num plano ligeiramente mais recuado aparece o sucessor dos dois, Jerónimo de Sousa.
Conseguir uma fotografia equivalente para o PSD é que será impossível tal a rotação e diversidade dos titulares do cargo de Presidente do PSD depois de Cavaco Silva. Em substituição, fica esta fotografia dos anos dourados do cavaquismo onde se pode identificar, da esquerda para a direita, Mendes Bota, ??, Dias Loureiro (a propósito, que é feito dele e do assunto BPN?...), Fernando Nogueira, Cavaco Silva e Eurico de Melo. Na fila de trás reconhecem-se ainda Luís Filipe Menezes e, um pouco mais distante, Durão Barroso. Ficam a faltar Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes, Luís Marques Mendes, Manuela Ferreira Leite e Pedro Passos Coelho, e para os ter juntado a todos casualmente numa fotografia teria sido mesmo preciso que Jesus Cristo tivesse descido à Terra...

Sem comentários:

Enviar um comentário