29 julho 2010

INTIMIDADES QUE EU NÃO MEREÇO

A propósito do primeiro comentário ao meu poste anterior, da autoria de alguém que escolheu a referência intimidades para se identificar, referência essa que por sua vez nos remete para blogues com os sugestivos nomes de Desejos Íntimos e Sensualidades e que de mim se despede, mandando-me vários beijos e identificando-se por Paula, embora eu não faça a mínima ideia de quem se trata, ocorreu-me trazer à conversa estes dois antigos cartazes militares dedicados à questão das doenças venéreas dos militares.
Escolhi dois cartazes característicos das duas abordagens distintas, diria mesmo antagónicas, para esse problema. O de cima representa a vertente moralizadora. Nele lê-se Os homens que sabem dizem não às prostitutas. Diga-se a propósito que o primeiro feito que tornou conhecido entre os soldados britânicos da Segunda Guerra Mundial o General Montgomery foi uma circular que ele redigiu em França no princípio de 1940 sobre os perigos temíveis das doenças venéreas e a importância militar da castidade
A outra abordagem era, obviamente, tentar combater o problema através da distribuição de preservativos e, como se pode ler no cartaz acima, promovendo o seu uso pelos soldados. "Cruzar os Dedos" não vai evitar as doenças venéreas – lê-se em cima – mas um profiláctico evita – conclui-se em baixo. Note-se contudo, apesar de toda a abertura, o cuidado excessivo (senão mesmo o pudor…) em designar o preservativo no cartaz por prophylaxis quando o seu nome vulgar em inglês é condom

Sem comentários:

Enviar um comentário