14 março 2009

O SAPATO DE KHRUSHCHEV

Se foi o Socialismo que ficou com a fama de ter criado realidades virtuais, retocando as fotografias oficiais para delas retirar os indesejáveis que entretanto haviam caído em desgraça, o Capitalismo também não saiu da Guerra-Fria imaculado pois, como aqui já demonstrei em alguns casos, também desse lado se retocavam as fotografias quando elas mostravam realidades menos convenientes
A história deste poste envolve, por um lado, Nikita Khrushchev, que foi o dirigente da União Soviética entre 1953 e 1964, quando caiu em desgraça, foi destituído e sofreu o tratamento fotográfico correspondente, e por outro, um sapato, adereço ultimamente recuperado para o interesse da comunicação social, depois do famoso bombardeio a que foi submetido George W. Bush quando da visita ao Iraque…
Dispensando os eufemismos, Nikita Khrushchev era um bronco e ainda hoje estão por perceber as intenções soviéticas para que o líder soviético se dispusesse a assistir às sessões da Assembleia-Geral da ONU que decorreram em Nova Iorque nos meses de Setembro e Outubro de 1960. Regularmente, as sessões descambavam numa peixeirada (abaixo) com Khrushchev a berrar alto e a esmurrar a mesa, interrompendo o orador…
Numa dessas sessões, a de 12 de Outubro, reforçando a sua indignação em relação ao discurso do delegado filipino, Khrushchev descalçou-se e socorreu-se do seu próprio sapato para, com ele, bater na mesa como se fosse um daqueles martelos de madeira. A sessão descambou na confusão total, com o presidente da Assembleia a suspender os trabalhos, partindo incidentalmente o seu martelo de madeira – o legítimo – de tanto o usar...
Creio que nenhum fotógrafo conseguiu apanhar a cena original embora fosse uma daquelas cenas boas demais para serem desperdiçadas. E é assim que, alicerçadas na reputação do gesto de Khrushchev que aparecem fotografias como a de cima, uma montagem como se comprova pela de baixo. Para mais, atente-se como o sapato quase parece uma pantufa ou um mocassin, algo improvável de ser calçado por Khrushchev em plena ONU…

3 comentários:

  1. Afinal a moda do sapato já vem de longe. Só que os actuais, por força das evoluções da tecnologia, são voadores...

    ResponderEliminar
  2. Ou então, Donagata, antigamente as pessoas devam-se mais ao respeito e empregavam-nos (aos sapatos) para o obter...

    Veja-se o que envelheceu a expressão "apanhar de chinelo"...

    ResponderEliminar