30 março 2009

AS IMAGENS DE UMA VIDA EM 8 MM


Existe a música (premiada) de Bruce Springsteen, Streets of Philadelphia (acima), que constitui a banda sonora das cenas iniciais do (também premiado) filme Philadelphia de Jonathan Demme (1993), protagonizado por Tom Hanks e Denzel Washington. Mas a minha preferência para a música que melhor representará o espírito do filme é uma outra, também intitulada Philadelphia, mas da autoria de Neil Young, e que constitui a banda sonora das cenas finais do filme (abaixo).

Se considero que exista alguma falha no argumento do filme, ela é a coesão imaculada demonstrada pela família de Andrew Beckett (Tom Hanks, o protagonista que vem a morrer de SIDA). É tão excessiva que se torna numa verdadeira família Von Trapp... Mas, mesmo essa faceta mais inacreditável, acaba por se desvanecer naquela cena final perante o poder da música de Young acompanhando as imagens dos filmes de 8 mm da infância de Andrew, numa síntese ímpar da faceta mais inocente da sua vida…

1 comentário:

  1. Streets of Philadelphia constitui uma abordagem do "politicamente correcto" yankee acerca do tema da SIDA. Para uma visão mais englobante deste tema no cinema gostaria de acrescentar AND THE BAND PLAYED ON (93) de Roger Spottiswood ou LES NUITS FAUVES (92) de Cyrill Collard

    ResponderEliminar