21 março 2009

OS PORTA-AVIÕES JAPONESES

Os porta-aviões que estamos acostumados a reconhecer, mesmo nas fotografias mais antigas, são os da marinha norte-americana ou britânica, como será exemplo o caso do Yorktown acima, fotografado neste caso em 1942, mesmo antes da Batalha Aeronaval de Midway, onde, de resto, viria a ser afundado.
Contudo, a primeira grande operação aeronaval foi o ataque perpetrado pela Marinha Imperial Japonesa sobre Pearl Harbor, em 7 de Dezembro de 1941. Nelas participaram 6 porta-aviões japoneses: de cima para baixo, o Akagi, o Kaga, o Hiryu, o Soryu, o Zuikaku e o Shokaku.
Como se nota, a configuração dos porta-aviões japoneses era, mesmo para leigos, distinta da dos norte-americanos. A ilha (designa-se por ilha aquela estrutura elevada lateral à pista) de um navio japonês era bastante mais pequena do que a de um equivalente norte-americano.
Por outro lado, como se pode observar nitidamente na fotografia do porta-aviões Kaga (é a terceira), ao contrário do que é tradicional, as chaminés do navio estavam orientadas para baixo, para que a emissão do fumo não viesse a interferir com as operações de voo.
E, ao contrário dos norte-americanos, a quem até interessava exibir o seu poderio naval aos potenciais inimigos, os japoneses levavam as questões de segurança muito a sério e as fotografias que existem dos seus porta-aviões são normalmente de fraca qualidade, como se pode apreciar.
Veteranos de Pearl Harbor, nenhum destes seis porta-aviões sobreviveu ao fim da Segunda Guerra Mundial. Os primeiros quatro afundaram-se na mesma Batalha de Midway que provocou o fim do Yorktown da fotografia inicial e os outros dois vieram a afundar-se em 1944.
Esse desaparecimento de toda a frota aeronaval japonesa em 1945, veio a tornar-se um grande problema futuro para os produtores de filmes de reconstituição sobre a Guerra do Pacífico. Têm que usar porta-aviões norte-americanos e isso limita-lhes a liberdade de filmar, sob pena de se multiplicarem os anacronismos…

1 comentário:

  1. final triste para as belonaves e suas tripulações de ambos os lados.
    Guerra tem o lado do vitorioso e do perdedor, mas quem morreu e os que choraram perderam.
    o ser humano precisa aprender a se respeitar e respeitar o semelhante

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.