16 março 2009

TV NOSTALGIA – 37 (A SÉRIE STAR TREK DA EUROPA)

Se a série televisiva Star Trek se transformou num verdadeiro fenómeno cultural, na verdadeira Série de Culto por excelência, com admiradores espalhados por todo o Mundo a realizarem as suas próprias Convenções (veja-se no cartaz acima), existe uma outra série de Ficção Científica, também estreada em televisão no mesmo ano (1966) e que também veio a adquirir a mesma reputação de culto, mas apenas no seu país de origem, a Alemanha. Chama(va)-se Raumpatrouille – Die phantastischen Abenteuer des Raumschiffes Orion (A Patrulha Espacial – As Fantásticas Aventuras da Astronave Orion).
O facto da segunda se ter tornado numa daquelas curiosidades apenas dignas de figurar num destes postes bizarros do Herdeiro de Aécio deve-se, em minha opinião, a duas razões essenciais. Por um lado, à enorme discrepância que sempre se fez sentir entre os poderes de promoção dos produtos televisivos, entre aqueles que eram oriundos dos Estados Unidos e os de qualquer outro país, incluindo a Alemanha. Por outro, à diferença de capacidade financeira entre as produções das duas séries: apesar da pobreza dos efeitos especiais da série alemã, ela acabou por ser cancelada ao fim de apenas 7 episódios.
Apesar da sua indefectível legião de fãs alemães, a série teve uma passagem discreta pelas outras televisões europeias. Em Portugal, aproveitando o entusiasmo gerado pela série Espaço 1999, passou na RTP2 (*) em meados da década de 70 mas, mais de dez anos depois da sua criação, e depois do padrão estabelecido pela sua antecessora em termos de efeitos especiais, as suas hipóteses de sucesso eram reduzidas. Na memória, ficaram-me as cenas da contagem decrescente para as descolagens, ditas num alemão metálico (acima) e as da coreografia das danças futuristas, de uma imbecilidade constrangedora (abaixo).
(*) Recorde-se que, à época, o Segundo Canal (como então era designado) tinha, por razões técnicas, uma audiência potencial significativamente menor do que o Primeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário