25 junho 2022

O «TOUR DE FRANCE» DE 1947

25 de Junho de 1947. Começava em Paris a 34ª edição da Volta à França em bicicleta, competição que é designada normalmente naquele país como o Tour (a volta). Era (e continua a ser) a mais importante do calendário velocipédico mundial. Mas aquele ano era muito especial porque a prova recomeçava a ser disputada depois de um interregno de sete anos (desde 1939), interrupção que se devera à Segunda Guerra Mundial. O Tour de há 75 anos tinha assim o sabor para os franceses de um certo regresso à normalidade. Como se pode apreciar pelo mapa acima, era uma verdadeira volta à França, disputada em 21 etapas contíguas, num total de 4.642 km, durante 26 dias, terminando a 20 de Julho onde começara: Paris.
O ciclismo permanecia uma modalidade muito popular - quiçá a mais popular na altura - em França. Os franceses constituíam naturalmente a maioria dos 100 ciclistas presentes na competição. Essa centena de ciclistas desdobrava-se em dez equipas de dez elementos. Seis equipas eram franceses: uma nacional (acima) e cinco regionais. Nota de popularidade, a equipa nacional francesa, aparecia em promoção na foto acima a rodear o pugilista Marcel Cerdan, que era famoso não apenas como boxeur, mas também por ser o namorado de Edith Piaf. Sobre a mesma foto, repare-se a importância dada à imprensa escrita, cujos títulos aparecem em cartazes por detrás: Le Parisien e L' Équipe.
Nesta outra fotografia da equipa regional da Ilha de França, os patrocínios (que ainda não se chamavam assim...) são do jornal Franc-Tireur e da revista Ambiance. Também as etapas nada tinham a ver com o que hoje acontece: na terceira etapa, disputada entre Bruxelas e o Luxemburgo (ver o mapa inicial), o vencedor demorará onze horas(!) a percorrê-la. (E repare-se como o traçado do Tour incluía regiões francófonas adjacentes à França...) E as estradas também não eram sempre alcatroadas (foto abaixo), embora o entusiasmo popular seja o de sempre. O ciclista fotografado no que parece ser uma difícil etapa de montanha, virá a ser o vencedor final. Mas, sobre isso, já eu escrevi aqui no Herdeiro de Aécio.

Sem comentários:

Enviar um comentário