10 maio 2019

A CONCLUSÃO DA PRIMEIRA FERROVIA TRANSCONTINENTAL

10 de Maio de 1869. Cerimónia da conclusão da primeira ferrovia ligando os estados do centro e da costa Oeste dos Estados Unidos (mapa abaixo).
Durante a minha infância, a imagem nítida que retive de todo o episódio foi a "implacável rivalidade" entre as duas companhias construtoras (Central e Union Pacific), tal qual era descrita nas aventuras do tenente Blueberry. A Union Pacific era a boa, para a qual trabalhava o tenente Blueberry; a outra era a má, que acicatava os índios das regiões que a rival precisava de atravessar. Havia um péssimo, Jethro Steelfingers, que ia buscar a alcunha ao facto de possuir uma mão artificial em aço, mão essa que acabou a enfeitar o pescoço de um grande chefe índio, já não lembro qual. Grandes histórias!

1 comentário:

  1. Aconselho vivamente ver o documentario "The west" do Ken Burns. Alias todos os documentaries do Ken Burns sao excelentes. Estao no net flix e acho como aquilo e da PBS Americana tambem esta disponivel gratuitamente no youtube, o documentario da Guerra Civil Americana pelo menos esta...

    Enfim disperso-me, muito bem lembrada esta efemeride. So a partir desta data e que os EUA puderam finalmente ter pretensoes realistas de sustentarem no longo prazo as suas pretensoes de criar uma potencia continental.
    Depois do caminho de ferro completo, os americanos demoraram uns 15 ou 20 anos a dizimar o buffalo. O caminho de ferro foi essencial para implementar a cacada industrial do buffalo que se estima contaria ainda com 20 milhoes de cabecas em 1869 nas pradarias do Midwest Americano.
    Outros efeitos foi a aceleracao na decadencia das sociedades tribais indias remanescentes no territorio e a o prolongamento da exploracao rentavel de ouro na California.

    ResponderEliminar