Uma das imagens mais emblemáticas da Índia é o ambiente completamente caótico do seu transporte ferroviário. Há imagens de comboios apinhados de gente em todo o Mundo mas as da Índia superam tudo! A Índia está a modernizar-se gradual e aceleradamente e é previsível que, num futuro próximo, todos aqueles milhões que agora enchem e até adornam os tectos e as laterais dos comboios-expressos venham a preferir outros meios de transporte. Embora se reconheça que essa evolução se esteja a fazer preservando o mesmo registo sóbrio e económico, completamente adaptado as realidades locais e à imagem propagandeada pelo Mahatma Gandhi, repare-se abaixo nesta modesta rampa de embarque que é usada pela companhia aérea local IndiGo, muito diferente das mangas de embarque de outros aeroportos de outras paragens.
Uma das notícias recentes, discretas, mas significativas, foi o anúncio que essa mesma companhia low-cost IndiGo fez uma encomenda - gigante! - à Airbus de 500 aviões A-320neo a entregar entre 2030 e 2035. A IndiGo, que foi criada apenas em 2006, já é actualmente a companhia aérea da Ásia que mais passageiros transporta anualmente e, pelos vistos, tem perspectivas de se expandir ainda mais. Mas não é só ela. A companhia aérea de bandeira da Índia e grande rival da IndiGo, a Air India, havia-se também notabilizado por, no princípio deste ano, ter colocado uma outra grande encomenda de aviões (470), só que desdobrada: 250 aviões à Airbus europeia e 220 aviões à Boeing norte-americana. Há optimismo entre as operadoras aéreas, tanto mais que está descartada a hipótese de haver borlistas pendurados nas asas ou sentados no tecto dos aviões.
Numa época em que os blogues quase se tornaram obsoletos, em favor dos podcasts, redescobri hoje este seu blogue, depois de ter usado, há 3 anos, em âmbito profissional, por altura do 50º aniversário (adaptado, não foi copia/cola...) a entrada de 12 de Outubro de 2018 sobre a independência da Guiné Equatorial. Vejo, com prazer, que o blogue está actualizado, e que continua a ter uma perspectiva histórica e uma linguagem extremamente apelativas, e documentação de época. Parabéns, boa continuação! Pedro Pereira, pvp1961@gmail.com
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