20 maio 2022

GRANDES CITAÇÕES DO SÉCULO XX QUE SE DESCOBRIU NO SÉCULO XXI SEREM AFINAL UM DISPARATE

«A Guerra! É uma coisa demasiado grave para a confiar a militares.» - Georges Clemenceau (1841-1929)
A conhecida frase de Clemenceau terá recuperado a sua pertinência quando da eclosão nos ecrãs de um robusto estado maior de generais pró russos, que nos apareceu a comentar a invasão da Ucrânia. Os seus comentários que mostravam uma equidistância que era equivalente à de um João Gobern (antes do seu outing benfiquista) ou então à dos comentadores da Benfica TV, geraram desconforto, tanto mais que os acontecimentos militares subsequentes os descredibilizaram completamente.
Arruinadas assim as reputações castrenses, e a meu ver com muita injustiça, porque ao longo desse mesmo período compareceram em estúdio muito outros militares que produziram comentários mais interessantes e balanceados do que os daqueles três, há que reconhecer que ficou o caminho aberto para os civis, civis esses que levarão as coisas com a seriedade que a guerra merece, corroborando afinal o ditado de Clemenceau, com a respeitabilidade dos seus mais de cem anos de existência.
Só que afinal percebe-se que não, e eu exibo aqui três exemplos idiotas demonstrativos disso: Marques Mendes, Diana Soller e Maria Vieira, que só hoje se pronunciou publicamente sobre por quem torce no conflito da Ucrânia, e a quem há que reconhecer a contenção de ter aguardado quase três meses para se pronunciar. Pensando bem, até me sinto em falta por só agora ter reparado que a generala parrachita ainda não havia tornado pública a sua opinião sobre o que pensar sobre a invasão da Ucrânia.

Sem comentários:

Enviar um comentário