12 maio 2022

A SEGUNDA BATALHA DE CARCÓVIA - O ÚLTIMO GRANDE DESASTRE DO EXÉRCITO VERMELHO

12 de Maio de 1942. O exército soviético desencadeia a ofensiva que virá a constituir a Segunda Batalha de Carcóvia. No fim da Segunda Guerra Mundial, esta cidade do Leste da Ucrânia virá a ser a cidade mais disputada de todo o conflito, contando-se nada menos do que seis batalhas travadas pelo seu controle: uma em 1941, duas em 1942 e três em 1943. Esta batalha, que durará um pouco mais de duas semanas (12-28 de Maio) terminará com um desfecho catastrófico para os soviéticos. Ao contrário das grandes derrotas precedentes de 1941, em que as formações do exército vermelho se haviam deixado cercar pela superior mobilidade do exército alemão, aqui tratou-se de um caso canónico de uma ofensiva russa que correu mal em todos os aspectos, e que acabou com as frentes atacantes cercadas por um movimento em pinça dos alemães nas suas retaguardas. Os atacantes possuíam sensivelmente o dobro dos efectivos dos defensores mas terão sofrido o décuplo das baixas. O que então não se sabia, e que o historiador militar francês Jean Lopez assinala neste livro abaixo, é que aquela constituiria o último desastre daquela amplitude sofrido pelo exército vermelho. Por coincidência e precisamente 80 anos passados, o nome da cidade continua a dominar os noticiários.

5 comentários:

  1. Muito bom 👍, A Teixeira, você acha que um dia a Rússia irá acabar como nação? Eu digo isso porque uma vez ou outra algum jornal 📰 do Brasil ou em alguma revista daqui falam que a Rússia está a perder muito da sua população desde de a queda da União soviética em 1991 seja por imigração ou por perda de natalidade, por exemplo Bangladesh um país muito pequeno no subconsciente indiano já tem uma população superior em quantidade a população da Rússia o maior país do mundo, mas qual é a sua opinião sobre isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcos, eu fico sem perceber muito bem o que é que me quer perguntar. Se me está a perguntar se a Rússia "irá acabar como nação" porque a sua população está a diminuir, então a resposta é não, pelo menos, para os próximos dois séculos. É que eles são mais de 140 milhões e até desaparecerem todos vai durar muito tempo.

      Eliminar
    2. Obrigado pela sua atenção 😉, perdão acredito que eu me alonguei demais escrevendo!

      Eliminar
  2. No fim da Segunda Guerra Mundial [...] seis batalhas travadas [...] em 1941, duas em 1942 e três em 1943

    Isso é no princípio e em meados da Segunda Guerra Mundial (enfim, pelo menos da sua principal frente, a soviética), não no seu fim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As batalhas travam-se ao longo das frentes de combate. Como a frente de combate se deslocou para oeste de Carcóvia a partir de 1944 não houve mais batalhas pelo controle da cidade.

      Mas é só no fim da guerra que se fazem as contas de quantas vezes uma cidade foi objecto de uma batalha pela sua posse. Varsóvia, por exemplo, foi disputada em 1939 e voltou a sê-lo em 1944, quando as frentes de combate passaram por lá. Por isso, só faz sentido fazer certas avaliações no fim do conflito.

      Confesso que me parece possível que eu o compreenda quando escreve que não está muito interessado em debater a questão daquilo que é inteligência.

      Você e a inteligência andam zangados um com o outro, não é? Ela não quer nada consigo, não será? E por isso, você sublima-se escrevendo todos estes disparates, querem ver?

      Eu, pela minha parte, confesso que nunca consegui chamar estúpido de uma maneira tão sortida como o faço consigo, Lavoura.

      Eliminar