13 maio 2020

PUBLICAÇÕES EUROPA-AMÉRICA

Os dois meses que separam estas duas notícias podem ser uma eternidade em termos do ritmo a que hoje se processam as notícias, mas a inflexão que elas mostram pode representar imenso no quadro das relações internacionais.

6 comentários:

  1. 1,3 milhões é 1/300 da população dos EUA. Portugal tem 30 mil infetados, que é 1/300 da população de Portugal. Conclusão, os EUA não estão especialmente mal ou, pelo menos, não são um caso à parte.

    ResponderEliminar
  2. Epah, caro A. Teixeira, com todo o respeito... mas deixar este imbecil Lavoura comentar, especialmente sobre este tema - nao, nao pode passar.

    Tentar comparar os numerous de Portugal com os EUA quando Portugal esta agora na cauda da sua primeira vaga epidemica de COVID enquanto os EUA estao a decididamente a meio da deles e de bradar aos ceus. Especialmente quando a resposta nos EUA esta a ser muito mais descoordenada que a nossa e parece que ja se preparam ja para desconfinar, o que causara previsivelmente uma segunda vaga epidemica ainda antes da primeira se esbater...

    Epah isto e mau de mais para estar aqui.

    Esse Lavoura que volte la para a merda do Corta-fitas e va la bater palmas e afagar o ego ao Henrique Pereira dos Santos, o engenheiro florestal tudologo que agora tambem comenta politica de saude publica, um tretas manhoso - escroque em bom portugues - que anda entretido com conspiracies negacionistas acerca de como o confinamento nao teve/tem/tera efeitos no curso da epidemia de COVID.

    ResponderEliminar
  3. Lavoura, até agora tinha-o tido na conta de um chatarrão que nunca escrevia um comentário encorajador, que só o fazia para desenterrar picuinhices que, na sua opinião, contradissessem, ainda que irrelevantemente, a substância do que estava escrito. E depois, como um cão mal educado que é levado a passear e se deixa levar pela trela por favor, se alguém lhe respondia, nem sequer tinha a delicadeza de voltar a cheirar as mijadelas que fizera na base dos candeeiros da iluminação. Em suma, tinha-o na conta de um bronco mal educado embora exótico, a querer atenção, em que o melhor que há a fazer é ignorá-lo, apesar do incessante número de comentários que aqui ia deixando – e que não são publicados.
    Só que, apercebi-me agora, tem mais “atributos” que esses. Se lhe publiquei excepcionalmente este comentário é para o chatear na sua especialidade, a picuinhice: em Portugal, e ao contrário do que escreveu, há 28 mil infectados hoje, para uma população estimada de 10,28 milhões de habitantes (2019), o que transforma o índice que empregou de 1/300 para 1/367; em contrapartida, nos Estados Unidos, os números mais recentes e mais rigorosos são 1,4 milhões de infectados e 328,2 milhões de habitantes (2019), o que modifica esse seu índice de 1/300 para 1/234. É uma diferença de 50% e não haverá arredondamentos “martelados” que a disfarce. Tudo isto, imagine!, só para lhe chamar aldrabão, Lavoura. Claro que por aqui, e quanto a comentários, vai continuar de quarentena… a não ser que torne a meter a pata na poça a mostrar o escabroso que é.
    Mas nem tudo estará perdido para si, Lavoura: porque não experimenta o Observador? Escreva para lá que, depois do Buescu (Março) e do Caetano (Abril), eles devem estar a precisar este mês de Maio de um novo artista “jeitoso nos números” que escreva um novo artigo extenso a “martelá-los” – aos números… - e a dizer que isto da pandemia vai muito mal e que a culpa – já se sabe! – é do Costa.

    ResponderEliminar
  4. Lowlander, pelos vistos o seu (15:01) e o meu (15:05) comentário ao do Lavoura cruzaram-se.
    Espero que agora se tornem mais perceptíveis quais haviam sido os meus propósitos ao publicá-lo.

    ResponderEliminar
  5. um chatarrão que nunca escrevia um comentário encorajador

    Falso. Em muitos comentários escrevo "excelente post" ou "concordo completamente", etc. Não o faço neste blogue, faço-o noutros.

    desenterrar picuinhices que, na sua opinião, contradissessem, ainda que irrelevantemente, a substância do que estava escrito

    Errado. As picuinhices não contradizem nada, nem eu digo que contradigam. São apenas pontos de vista alternativos ou complementares.

    É uma diferença de 50%

    Acredito. Nunca pretendi dar números exatos. Só pretendi calcular ordens de grandeza. Afirmo que o número de infetados nos EUA (por milhão de habitantes) é da ordem de grandeza do de Portugal - não é 10 vezes maior nem 10 vezes menor. Isso é que me interessa. O detalhe (picuinhas) de ser 50% maior, ou exatamente igual, não me parece relevante.

    ResponderEliminar
  6. um chatarrão que nunca escrevia um comentário encorajador

    Falso. Em muitos comentários escrevo "excelente post" ou "concordo completamente", etc. Não o faço neste blogue, faço-o noutros.

    - Irrelevante. O que Luís Lavoura possa escrever noutros locais não interessa. Aqui no Herdeiro de Aécio comenta desde há quase 10 anos. Fê-lo muitas centenas de vezes. Algumas dessas centenas estão acessíves, outras centenas não, porque desde há anos que o bloqueio sistematicamente. Entre essas centenas não há um único comentário encorajador.

    desenterrar picuinhices que, na sua opinião, contradissessem, ainda que irrelevantemente, a substância do que estava escrito

    Errado. As picuinhices não contradizem nada, (...). São apenas pontos de vista alternativos ou complementares.

    - Mentira. Quem esteja a ler esta troca de comentários pode ficar a saber que o último comentário que me fez Luís Lavoura, hoje, foi assinalar o pormenor de que, numa reunião entre as 4 grandes potências mundiais, «Khrustchev não era russo, e sim ucraniano» (sic)...

    É uma diferença de 50%

    Acredito. Nunca pretendi dar números exatos. (...) O detalhe (picuinhas) de ser 50% maior, ou exatamente igual, não me parece relevante.

    - Imbecil e intelectualmente desonesto. Em primeiro lugar não é uma questão de acreditar, mas de fazer as contas. Em segundo lugar, quem é que você quer enganar com o seu argumento, Lavoura? Acima, estava preocupado se o homem era ucraniano e não russo e agora quer convencer que está a ler isto que uma diferença de 50% não é para si significativa? Tenha juízo.

    (se acreditasse em si tinha um negócio para lhe propor: entrego-lhe 10 mil euros enquanto você me entrega 15 mil - vai ver que é uma troca de numerário «da mesma ordem de grandeza»...)

    - Finalmente, não me esqueço que só aqui voltou para responder pelos seus disparates porque o "instei" com alguma veemência. Mas tenho uma má notícia para si: não me alterou a opinião de que não é credor da minha consideração intelectual. Se quiser continuar a ler o que escrevo, quem sou eu para o impedir? Mas, a imagem que faço de si é de uma "carraça", que procura subsistir alapada aos blogues que acossa. Até tenho pena de si, mas não tenho paciência para o aturar.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.