Se repararmos no título original em inglês do filme acima (Grave of the fireflies) talvez optar por O Túmulo dos Pirilampos tivesse sido a opção mais rigorosa. Mas, como o filme é infantil e todos conhecemos o sentido dúbio que a palavra pirilampo pode assumir - recorde-se abaixo Herman José a escangalhar-se repetidamente a rir ao tentar proferir o mandamento: Não pirilamparás a mulher do próximo... - talvez tivesse sido melhor assim, sem equívocos, para crianças modernas e desinibidas: O Túmulo dos Pirilaus!
Adenda: alguém me colocou a hipótese (que eu não previra) do tradutor não ser português e ter confundido as palavras, um pirilampo por um pirilau. Se assim, alguém o esclareça rapidamente da dimensão do erro, que há um que não brilha no escuro...
Não há desculpa para este erro. Não se troca pirilampo por pirilau pous as duas palavras têm significados diferentes. O Herman ter gozado com a palavra pirilampo foi apenas isso, gozo, pelo facto de ser uma palavra com sonoridade semelhante mas não ter nada a ver.
ResponderEliminarEste filme, de alta qualidade, foi destruído na sua adaptação ao português devido a um erro de palmatória do tradutor e, pior, o editor yer permitido isto sair assim.
E o guião de dobragem? Também falará em pirilaus?
Alguém andou a dormir...
Afinal foi photoshop...
ResponderEliminarpois o tradutor caso se tenha enganado, é uma coisa perfeitamente normal...
ResponderEliminarmas os restantes milhares de portugueses que o produziram, encomendaram, distribuiram, e venderam nas lojas, nao repararam que havia algo errado??
país de merda
De facto, trata-se de uma fotografia "photoshopada"
ResponderEliminarhttp://static.fnac-static.com/multimedia/Images/PT/NR/48/54/0b/742472/1507-1.jpg
Mas não imaginam o prazer que me deu o tráfego inusitado que a fotografia, mesmo que falsificada, suscitou, para já não falar das indignações ultrajadas que desencadeou, como as que se podem apreciar acima, coisa que nem o poste sobre o massacre de Columbine, nem o das mentiras descaradas de Theresa May de há sete meses, almejariam alguma vez suscitar.
Fora outras considerações, o meu brilha em qualquer circunstância. Mesmo no escuro! :)
ResponderEliminar