15 fevereiro 2014

APELOS A UM PATRIOTISMO DEFUNTO

Este cartaz data da Primeira Guerra Mundial e é de origem austríaca, uma das metades dessa complexa construção política que dava pelo nome de Império Austro-Húngaro. O guerreiro (medieval) que empunha a espada exibe no peito a águia bicéfala dos Habsburgos assim como o vermelho-branco-vermelho austríaco. O apelo, escrito em alemão, é para que se subscreva o quinto empréstimo de guerra, portanto a guerra começara algum tempo antes da impressão de cartaz – pelo que descobri, estar-se-ia em 1916.
 
Mas o verdadeiramente curioso é o banco onde ele pode ser subscrito: o Živnostenská Banka de Praga, um banco cujo capital e clientela sempre fora composto esmagadoramente por checos. Passado quase um século e apesar de todas as vicissitudes, o banco ainda subsiste (abaixo), mas o episódio não deve ser, de um ponto de vista do nacionalismo checo, dos mais interessantes de recordar na extensa história de146 anos da instituição, apesar de todas as pretensões modernas de que os capitais afinal não têm pátria

1 comentário:

  1. Lembro-me de ter visitado Praga há pouca mais de dez anos e fiquei algo estupefacto quando vi que a principal estação de comboios se chamava Francisco José II e tinha um fresco (acho que a designação está correcta) enorme a representá-lo.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.