11 fevereiro 2014

A SUÍÇA E A EUROPA, O NORTE E O SUL

No momento em que os cidadãos suíços se pronunciaram num referendo sobre imigração, mesmo que por uma escassa maioria, de uma forma que manifestamente terá desagradado aos interesses superiores do colosso económico – a União Europeia – que os cerca (acima), valerá a pena distender um pouco o ambiente e consolidar o Ideal europeu (que, ao contrário dos suíços, nós abraçámos sem esse empecilho dos referendos), através deste filme engraçado do italiano Bruno Bozzetto, uma reflexão sobre o que une e aparta os vizinhos alemães ao Norte da Suíça dos outros vizinhos ao Sul, os italianos.

2 comentários:

  1. Boa noite António

    O filme está muito giro. Parabéns por o teres encontrado.

    Um abraço

    Pedro Cabral

    ResponderEliminar
  2. A Croácia entrou para a UE há sete meses e meio. O mapa é anterior a isso. A entrada da Croácia não diminuiu, talvez mesmo ao contrário, a desproporção do poder económico entre o conjunto dos países da União e a Suíça. A entrada da Croácia na União também não criou nenhum corredor no cerco geográfico que os países da União desenham à volta da Suíça. A Croácia nem sequer faz fronteira com a Suíça.

    Posto isto, não me vou pôr sequer a questionar, Lavoura, se você consegue distinguir o que é importante do que é acessório: já percebi por vários exemplos prévios que não. A dúvida é outra, já que estes diálogos nas caixas de comentários se assemelham cada vez mais aos diálogos cinematográficos entre a minha pessoa como Groucho Marx e você no papel de Margaret Dumont: você consegue perceber o que eu lhe digo?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.