10 setembro 2012

A NOSSA CRISE, A EUROPEIA, OS QUE A ENTENDEM E AINDA A PLANTAÇÃO EM GUADALCANAL

Enquanto por cá andamos desanimados por causa dos anúncios do primeiro-ministro, na Grécia o tempo passa e o primeiro-ministro deles (abaixo) não anuncia nada. Depois de tanto tempo e à conta de tanta prevaricação, nem que fosse para nos animar, a expulsão da Grécia do Euro já teria sido coisa decidida, mesmo concretizada. O facto de tal ainda não ter acontecido devia levar-nos a suspeitar que as consequências de tal atitude, que serão apocalípticas no caso da própria Grécia (o que é amplamente sabido), também podem vir a revelar-se severíssimas para todo o sistema financeiro europeu e mesmo mundial (facto menos publicitado do que o anterior…). Existirá uma probabilidade alta que Angela Merkel, apesar das acusações que lhe fazem e ao contrário de Guilherme II em 1914 ou de Adolf Hitler em 1938-39, não queira assumir em 2012-13 a responsabilidade da iniciativa de romper o status quo para elevar a afirmação da supremacia alemã na Europa a um patamar ainda mais ostensivo.
Embora se antecipe que, viesse ele a concretizar-se, fosse felizmente muito menos sangrento do que as duas Guerra Mundiais atrás citadas, o conflito que possa ter lugar em consequência dessa ruptura do sistema financeiro vigente envolverá tantas variáveis e consequências inesperadas que, quem o desencadear, o deve fazer com a mesma reflexão e apreensão com que antigamente se assinavam as Declarações de Guerra… Lembremo-nos que a História da Europa está cheia de planos que, excelentes no papel, depois de implementados correram mal. Certezas, só mesmo as do profeta cá de casa, que se defende do fim do Euro comprando dólares e depositando-os no Deutsche Bank, como se as regras do jogo não se pudessem mudar de um dia para o outro em caso de emergência… Faz-me lembrar a história de um antepassado dele, inglês, que em 1938 antecipou a inevitabilidade da Guerra na Europa e resolveu mudar-se para o outro lado do Mundo: comprou uma plantação de borracha em Guadalcanal...
Nem de propósito: a ilha de Guadalcanal ir-se-ia tornar num dos mais ferozes campos de batalha da Segunda Guerra Mundial... (Pergunta extra: Se fosse actualmente na TVI24, a Judite Sousa saberia onde se situa Guadalcanal?)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.