10 março 2023

O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E DOS PEIXES... MAS AO CONTRÁRIO

Não é preciso ter lido a Bíblia para se conhecer o famoso episódio em que Jesus faz o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. É uma história que aparece contada em todos os quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), e as narrativas são concordantes que, por ocasião da morte de São João Baptista, Jesus Cristo fez o milagre de, a partir de um pecúlio irrisório (5 pães e 2 peixes), ter produzido alimento que chegasse (e sobrasse) para todos os seus seguidores, cerca de 5.000 pessoas. É o milagre da multiplicação.

Em contraste, de há uns dias para cá temos estado a assistir a um milagre, mas da desmultiplicação. Explico-me: também não é preciso ter lido extensivamente o relatório sobre abusos sexuais na igreja católica para saber que a comissão que o elaborou validou 512 dos 564 testemunhos recebidos, o que levou a mesma a extrapolar um número mínimo de vítimas de 4.815 durante o período que analisou. O milagre a que estamos a assistir é como este volume de testemunhos e casos terá sido provocado por um número irrisório de padres, se atendermos aos anúncios que têm vindo a ser produzidos pelas dioceses. Eu bem sei que nem todas as dioceses se pronunciaram até agora, mas, considerando o ritmo que as notícias abaixo documentam (4/5 casos até à altura em que escrevo), muito me surpreenderia que o total de padres afastados preventivamente em consequência do relatório venha a ultrapassar por muito a vintena, o que será, em si, miraculoso.
Adenda: Acrescento aqui abaixo as reacções de mais algumas dioceses que me levam a concluir que terei sobrestimado em muito o número de padres que virão a ser afastados preventivamente pela hierarquia da igreja. Nem vinte serão. Apesar das contriçõesproclamações proferidas por alguns bispos, ao ler-se este encadeado de títulos ouve-se o arrastar dos seus pés, para que quase não haja consequências. Recorde-se que o cerne deste escândalo não é o facto de haver padres pedófilos. É a percepção pública disseminada que os pedófilos foram continuamente protegidos pela hierarquia católica durante décadas a fio. E isso, percebe-se que não há qualquer vontade em mudar.

Sem comentários:

Enviar um comentário