09 maio 2014

OS VETERANOS DE GETTYSBURG

Há algo de incomodativamente pueril nesta fotografia, tirada a 3 de Julho de 1913, por ocasião das celebrações do cinquentenário da Batalha de Gettysburg, onde se vê um punhado de antigos soldados confederados já então septuagenários, (duplamente) sobreviventes da mortandade da Pickett’s charge e das vicissitudes da vida, que parecem reencenar ludicamente no meio de um campo cultivado aquele que terá sido o episódio mais sangrento de uma das mais decisivas batalhas da Guerra Civil norte-americana. Apesar do que a outros ex-militares septuagenários nem lhes parece ocorrer, não há nada como o tempo para amenizar a importância do passado e pouco há que se possa fazer para condicionar o futuro: a treze meses de distância da data daquela fotografia sabemos hoje que se anunciava o desencadear da ainda mais mortífera Primeira Guerra Mundial.

3 comentários:

  1. Mais bizarro, e quiçá incomadativo, é ver tais veteranos a falarem em filmes sonoros dos anos 30 - http://www.youtube.com/watch?v=6vH3hlTUeeM&list=PLB41104E9D838BC0F - ou em fotografias que ganharam cor graças aos mais modernos meios técnicos digitais - http://www.dailymail.co.uk/news/article-2446391/Amazing-Civil-War-photographs-created-colorist-bring-eras-heroes-characters-life-color-time.html, circunstâncias que os tornam estranhamente próximos a nós no tempo.

    ResponderEliminar
  2. Suponho que os veteranos já deviam ser quase inexistentes por altura das celebrações do filme para que oportunamente chama a atenção.

    Tratando-se das celebrações do 75º aniversário da Batalha de Gettysburg (Julho de 1938), qualquer veterano teria que ser no mínimo nonagenário...

    É das leis da vida que os veteranos também desapareçam. Os últimos da Primeira Guerra Mundial por exemplo, já centenários, têm vindo a morrer nestes últimos anos.

    ResponderEliminar
  3. Caro A. Teixeira, sem dúvida que no último desses filmes - o de 1938 - os veteranos ainda vivos deveriam ser já muito poucos. Porém , tanto quanto pude apurar, através de uma consulta à "Wikipedia", o último veterano unionista faleceu em 1956, enquanto o último veterano confederado desapareceu em 1953...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.