21 maio 2014

ANALOGIAS INCÓMODAS ENTRE RADICALISMOS POLÍTICOS

Em 1924 o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP) ainda era um entre vários pequenos partidos radicais, caracterizado pela forma extrema como idolatrava o seu líder. Adolf Hitler, porém, estava preso por causa do putsch da cervejaria que tivera lugar em Munique em Novembro de 1923. No cartaz acima, impresso um ano depois, pode ler-se:
Adolf Hitler, o nosso grande líder, está ainda ilegalmente retido atrás das grades; Strasser, o seu representante na liderança do Reich do Movimento Nacional Socialista pela Liberdade, irá discursar em seu lugar em Münster, no Sábado, 29 de Novembro de 1924, pelas 8H30 no Schützenhof. Trata-se do candidato principal dos nacionais socialistas na Vestefália. Os não alemães não serão admitidos! Os veteranos deficientes terão entrada livre. Preço de admissão: 30 pfennig.
Para além da extensão desnecessária da mensagem e do amadorismo do grafismo do cartaz, aqueles que ainda se lembrem dos cartazes típicos do PREC português de 1974/75, não deixarão escapar a semelhança daquela argumentação vitimizada com os apelos para a libertação do grande dirigente Arnaldo Matos e da injustiça que fora cometida com a sua prisão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.