10 julho 2021

UMA PITORESCA TENTATIVA DE ASSASSINATO/GOLPE DE ESTADO EM MARROCOS

10 de Julho de 1971. A propósito do recente assassinato do presidente do Haiti, vem mesmo a propósito evocar uma tentativa de golpe de estado que teve lugar há precisamente 50 anos em Marrocos e que envolvia também o assassinato do monarca daquele país, o rei Hassan II (1929-1999, acima).
O cabecilha da intentona, vir-se-ia depois a descobrir, era o general Medbouh (1927-1971), um ajudante de campo do rei, que contava com várias cumplicidades do exterior, nomeadamente os comandos e cerca de 1.000 cadetes de uma escola de formação de sargentos do exército marroquino.
O local e a ocasião foram, verdadeiramente, das Arábias: o palácio real de Skhirat, por ocasião das celebrações do 42º aniversário do rei, quando o palácio se encontrava cheio de centenas de convidados ilustres. Os rebeldes irromperam pelo palácio aos tiros, conforme se percebe pelo desenho supra.
O assalto durou umas duas horas, mas o rei conseguiu esconder-se, fugir e depois retomar o controlo da situação, com a convocação de tropas leais. As notícias do dia seguinte ainda não haviam conseguido explicar o que acontecera. Alegando «apoio estrangeiro» aos rebeldes, eram apenas peças de propaganda do regime ameaçado. 

Como acontece, de resto, agora, no caso haitiano, com a invocação da condição de estrangeiros dos assassinos do presidente. Como se o interesse pela liquidação do presidente haitiano fosse uma questão colombiana... Adenda: Nem de propósito, a versão colombiana começa a ser posta em causa...

Sem comentários:

Enviar um comentário