15 julho 2021

A ALEMANHA, ESSE PAÍS ONDE OS DESASTRES NATURAIS SE TORNAM «EUROPEUS»

Hoje, no barbeiro, fui confrontado várias vezes - por causa do sistema de repetição... - com esta notícia da Euronews que me despertou a atenção pelo formato peculiar como está redigida, a começar pelo título: Tempestades assolam parte da Europa.

« - É um Verão atípico numa parte da Europa, com tempestades a causarem graves inundações nas partes ocidental e central do velho continente. Em Schuld, na Alemanha, estão desaparecidas mais de 50 pessoas devido ao colapso de 6 casas e às inundações. Um bombeiro morreu afogado noutra cidade durante operações de salvamento de condutores presos por baixo de um viaduto inundado. Há outro desaparecido, levado pelas águas de uma ribeira. Chuvas torrenciais contínuas atingiram a região das Ardenas na Bélgica. A lama inundou casas nesta e noutras regiões contíguas. Prevê-se que a chuva se mantenha até Sexta-Feira, o que poderá levar vários rios a transbordarem. Países Baixos, França, Chéquia e Suíça estão também a braços com fortes chuvadas que provocam enchentes. Por terras helvéticas, as autoridades elevaram o aviso de cheias para o lago Lucerna ao nível mais alto e proibiram o transporte marítimo. Já as terras gaulesas têm assistido a um Verão invulgarmente fresco e húmido

Na realidade, como se percebe facilmente quando se esmiúça o teor da notícia, as consequências graves das inundações concentraram-se quase todas na Alemanha, onde se registaram as dezenas de mortos e de desaparecidos (como se pode ler, de resto, em outros órgãos de comunicação social). Pergunte-se então o porquê desta preocupação em disseminar as consequências do mau tempo, convocando o maior número possível de países para o tornar europeu? Será que a Alemanha pretende projectar-se como um país tão excelentemente governado que, neste canal de notícias, não admite sofrer (praticamente) sozinho as consequências do mau tempo veranil?

Sem comentários:

Enviar um comentário