31 outubro 2018

A RECRIAÇÃO DE UMA NOVA HISTÓRIA PARA A ÍNDIA MODERNA?

A Índia inaugurou hoje aquela que é considerada a mais alta estátua do mundo. A surpresa consiste no facto do representado não ser Açoka (o maior imperador indiano da Antiguidade, a roda estilizada que lhe é associada figura na bandeira indiana) nem tão pouco Mohandas K. Gandhi (o indisputável protagonista da história da Índia do Século XX). A estátua, que tem uns brutais 182 metros de altura (i.e.,quase o dobro da estátua da Liberdade em Nova Iorque), foi erigida perto de Rajpipla, uma obscura cidade do estado indiano de Gujarate e a colossal figura representada é a de Vallabhbai Patel (1875-1950), um dos discípulos e lugares tenentes de Mohandas K. Gandhi (1869-1948) ao longo do processo que levou o país até à independência em 1947. Patel, Gandhi e o actual primeiro-ministro indiano, Narenda Modi (1950- ), que presidiu à inauguração, eram e são todos originários de locais que hoje fazem parte de Gujarate.
Mas o que estará por detrás da construção de um monumento que custou quase 360 milhões de euros é certamente muito mais do que uma manifestação de bairrismo. A denominação de "Estátua da Unidade" que foi escolhida - «Hoje é um dia para ser lembrado na história da Índia, nenhum indiano vai esquecer este dia», disse Modi na ocasião - é um gesto que desperta uma natural curiosidade. Para tentar entender quais serão as intenções de Nova Deli com esta projecção simbólica da pessoa de um antigo vice-primeiro-ministro há que recuar uns bons 80 anos e tentar explicar, ainda que de uma forma necessariamente simplificada, aquilo que se configurava à volta da figura tutelar de Gandhi para o momento em que os britânicos abandonassem a Índia. Sendo o Congresso Nacional Indiano uma organização essencialmente nacionalista, praticamente todas as ideologias coexistiam no seu seio.
Nessa salada russa (por acaso indiana) e que incluía até uma facção que se dispunha a colaborar com alemães e japoneses em plena Segunda Guerra, como há dias tivemos aqui ocasião de lembrar, o herdeiro de Gandhi que representava a (admita-se) ala esquerda do Congresso era Jawaharlal Nehru (1889-1964) e o herdeiro que representaria a (dita) ala direita era Vallabhbai Patel, que, por sinal, era 14 anos mais velho que Nehru¹. (A terceira fotografia do poste mostra-os nas posições certas a falar com Gandhi) Como se sabe, foi Jawaharlal Nehru que, apesar de mais novo, assumiu o cargo de primeiro primeiro-ministro da Índia independente. Permaneceu no cargo 17 anos ininterruptos. Patel tornou-se vice-primeiro-ministro, ministro do Interior e comandante-chefe das Forças Armadas. Apesar de todo o poder que deteve - controlava todas as armas! - não há registo de conflitos políticos significativos entre os dois durante os três anos e quatro meses de coexistência no poder, até à morte súbita de Patel, de ataque cardíaco, em Dezembro de 1950.
Contudo a relativa brevidade da sua passagem pelo poder permitiu a construção à volta da figura de Vallabhbai Patel de uma espécie de mito, do que poderia ter sido se... ele tivesse sido o primeiro-ministro em vez de Jawaharlal Nehru. As diferenças ideológicas entre os dois eram conhecidas e sabia-se de que é que se revestiam. Não é por acidente que a revista Time concede uma capa a Patel em Janeiro de 1947², a pouco mais de seis meses da independência da Índia². Os Estados Unidos consideravam que uma Índia dirigida por Patel estaria mais próxima das suas concepções. Mas, descontando as especulações, para todos os efeitos e embora estivesse um pouco marginalizado quando comparado com as figuras maiores de Gandhi e Nehru, Vallabhbai Patel sempre foi um dos líderes históricos do Congresso, até que, desde há alguns anos, os rivais do BJP, agora dirigidos pelo primeiro-ministro Narenda Modi, têm desenvolvido uma manobra de apropriação da memória de Vallabhbai Patel. Gesto que hoje teve esta consagração.
¹ Para aqueles que gostem de se martirizar com a difícil pronúncia de nomes indianos, acrescente-se que havia um terceiro herdeiro potencial de Gandhi, candidato esse que, mais do que por questões ideológicas, se distinguia dos demais por ser oriundo do sul da Índia, do estado de Tâmil Nadu e que dava pelo nome de Chakravarti Rajagopalachari (1878-1972). Gosto de pensar que, quando as pessoas se deparam com o seu nome, passam a considerar Vallabhbai e Jawaharlal palavras facílimas de pronunciar...
² A Time vai conceder a mesma honra em Junho do mesmo ano (1947) a Gandhi, mas vai esperar por Outubro de 1949 para fazer o mesmo a Nehru.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.