17 novembro 2017

OS GOLPES DE ESTADO MILITARES À AFRICANA JÁ NÃO SÃO O QUE ERAM

Este Século XXI produziu muitas transformações nos usos e costumes. E uma dessas transformações é que os golpes de estado em África já não se revestem daquela simplicidade de há uns quarenta ou cinquenta anos. Desde quando é que o presidente acabado de depor - que tantas vezes era um ditador encartado como acontece no caso acima com Robert Mugabe do Zimbabué - tinha o topete de achar que não colabora?... O que os vencidos canónicos de outrora tinham garantido era um pelotão de fuzilamento, com ou sem um simulacro de julgamento sumário. Mesmo os julgamentos ordinários, menos apressados, costumavam caracterizar-se por não se distinguirem dos sumários no teor das sentenças. O verdadeiro bónus para o vencido de um desse golpes de estado era a permissão concedida pelos vencedores para a sua partida para um exílio muitas vezes dourado onde, ainda assim, os mais venais poderiam usufruir de um confortável pé de meia entretanto posto a bom recato na Suíça. O que mudou no entretanto que leva os militares zimbabueanos a manifestarem esta paciência de Job com os caprichos de Mugabe? A moda das relações internacionais, que entretanto deixou de achar bem a interferência dos militares nos processos políticos como acontecia durante o período da Guerra-Fria. Descarte-se a opinião pública, que neste caso não se imagina a sair em defesa de um ditador que ocupa o poder há 37 anos. E descartem-se as dificuldades operacionais para eliminar fisicamente Mugabe, que o mais fácil seria arranjar-lhe uma oportuna crise cardíaca ou então uma queda fatal nas escadas, coisa natural num velho de 93 anos (a idade de Mugabe).

2 comentários:

  1. O golpe nao e contra o velhote. O golpe tem por objectivo garantir um determinada sucessao ao velhote dentro do partido no poder. Um re-arranjo do tamanho da concha de cada um, mas pretender manter o tacho da sopa inalterado.
    Alem disso querem manter um fachada de constitucionalidade, virou moda, desde a contenda Madrid-Barcelona, pode-se fazer mais ou menos tudo desde que seja constitucional...
    Essencialmente afastar a esposa Grace. E sintomatico que essa, ja se foi embora para o exilio dourado...
    Ouvi na radio uma expresao boa de um dos membros do ZANU ligado ao golpe, acerca da Grace - "Power should not be sexually transmited..."

    ResponderEliminar
  2. Pois, mas dever-se-ia explicar ao velhote que o golpe não é contra o velhote. E conviria que o velhote percebesse que o golpe não é contra o velhote. Mesmo assim o velhote, caturra, não colabora. E estou a imaginar o cemitério (virtual) cheio de predecessores de Mugabe a quem ninguém se deu ao trabalho de explicar fosse o que fosse...

    ResponderEliminar