25 novembro 2012

OS MINISTÉRIOS DOS NOMES ENGANADORES

Considero Maria de Belém Roseira, a actual presidente do PS, uma das melhores presenças televisivas da actualidade. Sempre sorridente e aparentando calma, uma boa disposição que roça a bonomia, só se lhe nota o pecado de falar desmesuradamente demais para aquilo que diz, mas quem é que pode condenar isso num político?... É difícil antipatizar com ela. Porém, não me consigo esquecer da sua passagem inglória pela pasta da Saúde (1995-1999), seguida de uma transferência para a pasta da Igualdade (1999-2000), ministério de competências misteriosas de que até na Wikipédia se perdeu o rasto, tanto no elenco ministerial, como (parcialmente) na biografia da ministra. Reconheça-se porém que a própria Maria de Belém permanece fiel ainda hoje à ideia da importância do cargo que desempenhou, que já a ouvi defender à outrance.
 
Mas confesso que, nas raras ocasiões em que ouço a referência à existência de Maria de Belém como tal ministra me lembro de Yes, Minister e de Jim Hacker, o ministro dos Assuntos Administrativos fictício dessa série britânica, quando esteve em vias de ser transferido para a pasta da Harmonia Industrial – que ele imediata e correctamente antecipou iria receber a competência de tratar das greves! Porque caímos no paradoxo em que as designações de alguns ministérios se tornaram deliberadamente falaciosas: é o caso do que foi da Guerra e que agora se tornou da Defesa, mas que só se torna importante quando há guerra¹; é o caso do do Trabalho, que está encarregue – e são cada vez mais... – daqueles que não têm trabalho; e era o caso do da Igualdade, onde Maria de Belém parecia menos igual do que todos os seus colegas de gabinete…
¹ E é por a não ter havido que a capacidade de pressão e negociação (e as condições) dos militares têm diminuído substancialmente nas últimas décadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário