11 novembro 2012

O 51º ESTADO

Embrulhado nas várias eleições norte-americanas que tiveram lugar a 6 de Novembro, houve um plebiscito em Porto Rico sobre a evolução do seu estatuto político. Até agora, aquela ilha das Caraíbas tinha gozado de uma situação bizarra: é um Estado livre associado aos Estados Unidos (bandeira abaixo, que se confunde com a cubana, com o azul e o vermelho trocados...). O Comité Especial de Descolonização das Nações Unidas (aquele mesmo que se fartava de chatear Portugal nos anos 60 e 70…) é que não se tem enternecido com a retórica da denominação e tem chateado com regularidade os Estados Unidos para que eles concedam a autodeterminação ao tal Estado livre.
Daí a importância deste plebiscito¹ em que 54% dos eleitores se pronunciaram contra a manutenção do actual estatuto numa primeira pergunta e 66% se pronunciaram a favor da integração nos Estados Unidos na segunda. Porém, como o plebiscito não tem cariz vinculativo, torna-se necessário ainda que o Congresso norte-americano concorde com o eleitorado porto-riquenho antes que Puerto Rico (com 9.104 km² e 3.725.000 habitantes) se possa tornar no novo Estado mais oriental dos Estados Unidos (veja-se mapa abaixo). São novos tempos, estes em que já não há certezas que os colonizadores se disponham a ficar com as antigas colónias com estatuto de igualdade.
¹ Uma importância certamente superior à tão propalada eleição da primeira lésbica para o Senado, tanto mais que essa primeira lésbica do Senado já veio lésbica da Câmara dos Representantes (a outra câmara do Congresso) para onde fora eleita em 1999...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.